O FC Porto pode garantir terça-feira, perante o Feberbahçe, em Istambul, o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões em futebol, sendo que mesmo a derrota mantém os “dragões” apenas dependentes de si próprios.
Para carimbar desde já a passagem à fase seguinte, na qual já está, pela primeira vez na sua história, o Sporting, a equipa “azul e branca” necessita de vencer e esperar que os ucranianos do Dínamo Kiev não vençam o Arsenal no Emirates Stadium.
À partida para a quinta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, os “dragões” têm, assim, um cenário muito favorável e todas as hipóteses em aberto até à última jornada, quando receberem a 10 de Dezembro, no Dragão, o Arsenal.
Na viagem para a Turquia, Jesualdo Ferreira tem, no entanto, uma baixa de peso: o médio argentino Lucho Gonzalez, uma das pedras mais influentes na equipa, cumpre castigo, após ter sido expulso no triunfo em Kiev (2-1).
“El Comandante” viu o segundo amarelo ao comemorar já nos descontos (92 minutos) o golo que marcou e que deu a vitória aos tricampeões nacionais, numa partida em que também foi eleito o “homem do jogo”.
A equipa viajou para a Turquia depois de uma semana de relativo conforto e com possibilidades de recuperação física, em que não teve que jogar para a Liga portuguesa, pelo facto do jogo com o Estrela da Amadora ter sido adiado para 17 Dezembro.
No grupo G, o Arsenal lidera com oito pontos, seguido do FC Porto com seis e do Dínamo Kiev com cinco, enquanto na última posição encontra-se o Fenerbahçe, com apenas dois.
Um aspecto importante para o FC Porto - e caso não garanta já o apuramento - é que na última jornada até pode receber um Arsenal já qualificado, desde que os londrinos vençam ou empatem a zero terça-feira.
Ainda que favoritos, os “gunners” não atravessam, porém, uma boa fase e esta semana tiveram que juntar ao “caso Gallas” uma pesada e inesperada derrota frente ao Manchester City (3-0), sábado.
A semana foi “psicologicamente” difícil para os londrinos, com o “capitão” William Gallas a ser afastado da equipa e do grupo de trabalho depois de ter referido que existem “divisões no plantel” e que “falta atitude” aos “gunners”.
Os jogos de terça-feira do Grupo G estão agendados para as 19:45 de Lisboa, com o encontro entre Fenerbahçe e FC Porto a ser dirigido pelo árbitro espanhol Alberto Undiano, enquanto o luxemburguês Alain Hamer estará em Londres.