O avançado internacional português Cristiano Ronaldo foi hoje expulso, mas o campeão Manchester United conseguiu vencer o ''derby'' citadino com o rival City, por 1-0, em jogo da 15ª jornada da Liga inglesa de futebol.
No 150º ''derby'' de Manchester, o internacional luso, que poderá terça-feira receber a Bola de Ouro, viu o segundo amarelo aos 68 minutos, por ter jogado a bola com as mãos, e foi obrigado a abandonar a partida mais cedo.
Cristiano Ronaldo ainda justificou o lance, alegando que o encontro tinha sido interrompido antes, mas acabou mesmo por ver o cartão vermelho, o que deixou os ''red devils'' a jogar os últimos 22 minutos da partida com menos um jogador.
Mesmo assim, o Manchester United conseguiu sair do estádio do City com o triunfo, graças ao 100º golo de Wayne Rooney na Liga inglesa, alcançado aos 42 minutos, e beneficiando também de uma excelente defesa de Van der Sar, já em período de descontos, que impediu o anfitrião de chegar ao empate.
Antes do ''derby'', o escocês Alex Ferguson, de 66 anos, afirmou não pensa em retirar-se ''tão cedo'' do posto de treinador do Manchester United, lugar que ocupa desde 1986.
Por seu turno, o Chelsea sofreu hoje a segunda derrota caseira da época, ao ser batido por 2-1 pelo Arsenal no ''derby'' de Londres e pode perder a liderança da competição.
O suíço Djorou, com um golo na própria baliza aos 30 minutos, ainda colocou os ''blues'' em vantagem, mas o holandês Van Persie, aos 59 e 62, garantiu a vitória para os ''gunners'', que se relançaram na candidatura ao título inglês.
No Chelsea, o técnico Luiz Felipe Scolari, antigo seleccionador português, apostou em Bosingwa e Deco (foi substituído aos 81 minutos) no ''onze'' inicial, deixando no banco de suplentes Hilário e Paulo Ferreira, que acabaram por não ser utilizados.
Com este resultado, os ''blues'' podem perder a liderança da prova, caso o Liverpool pontue segunda-feira na recepção ao West Ham, enquanto o Arsenal, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, subiu à quarta posição e está agora a sete pontos do Chelsea.
O Portsmouth, rival do Sporting de Braga na Taça UEFA, recebeu e venceu o Blackburn por 3-2, e ascendeu ao oitavo posto da competição.
Aos 79 minutos, Sean Davis carimbou o triunfo dos ''toffes'', depois de tentos de Crouch (49) e Defoe (53) para os locais, enquanto Dervyshire (62) e Tugay (67) marcaram para os ''rovers''.