O Olhanense ascendeu hoje à liderança da Liga de Honra do futebol português, ao vencer o Beira-Mar, por 2-0, e beneficiar da derrota do então líder Santa Clara no recinto do Varzim, por 2-1.
A formação algarvia detém agora um ponto de vantagem sobre a insular, invertendo as posições com que ambas as equipas iniciaram a 10ª jornada, e o Varzim ascendeu ao terceiro posto, por troca com o Portimonense.
O Olhanense, que voltou às vitórias com golos de Toy e Ukra, acabou com a série de dois triunfos consecutivos alcançados pelo Beira-Mar desde que o treinador Bruno Moura substituiu António Sousa.
O Portimonense não foi além de um empate 0-0 na deslocação ao Estoril-Praia, no único encontro da jornada em que não foi marcado qualquer golo, e caiu do terceiro para o sexto posto em igualdade pontual com Gil e Freamunde.
O Feirense perdeu por 2-1 no recinto da ''vizinha'' Oliveirense, então última classificada, e sofreu também um revés na tabela classificativa ao tombar do quinto posto para o sétimo, com os mesmos pontos do Boavista (8º).
Gil Vicente e Freamunde foram os únicos a vencer no reduto dos adversários, respectivamente frente ao Sporting da Covilhã (2-1) e Desportivo das Aves (1-0), com significativos reflexos na tabela classificativa.
A formação de Barcelos estava a perder por 1-0 ao intervalo, mas virou o resultado já ao cair do pano, com golos ''fora de horas'' de João Vilela, aos 90 na marcação de uma grande penalidade, e Hermes, aos 91.
Num embate a trazer à memória um passado recente no escalão principal do futebol português, o Boavista recebeu e venceu a União de Leiria, por 2-0, com dois golos de João Tomás, que começou o jogo no banco.
O Vizela regressou às vitórias após cinco jogos sem ganhar, ao derrotar o Gondomar, por 1-0, que passou a deter a ''lanterna vermelha'', com sete pontos em 30 possíveis, por troca com a Oliveirense.
A formação de Oliveira de Azeméis garantiu o triunfo frente ao Feirense com um golo de Godinho, aos 90 minutos (2-1), mas apesar de deixar o último lugar da tabela ainda se encontra na zona da despromoção.