loading

Liga Sagres: Leixões e Benfica com testes difíceis na luta pela liderança

O Leixões e o Benfica têm testes difíceis na luta pela liderança da Liga portuguesa de futebol, defrontando na 11ª jornada da prova o Vitória de Guimarães e o Marítimo, respectivamente.

Liga Sagres: Leixões e Benfica com testes difíceis na luta pela liderança

À espreita de novo deslize dos dois da frente, que empataram na última ronda, estão Sporting e FC Porto (os ''dragões'' com menos um jogo), que apenas se podem aproximar do topo da tabela, mas que também têm jogos teoricamente complicados.

O principal jogo da ronda realiza-se domingo no Estádio dos Barreiros, no Funchal, onde o Marítimo, quarto classificado, recebe o Benfica, que ocupa a segunda posição a um ponto do Leixões.

Depois de ter sido derrotado nas duas primeiras jornadas da prova, o Marítimo recebe o Benfica com uma sequência de oito encontros sem desaires e em que cedeu apenas três empates.

Apesar de ainda estar invicto na Liga, o Benfica viaja para a Madeira com dois resultados negativos na bagagem, a goleada sofrida em Atenas frente ao Olympiacos (5-1) e o empate caseiro com o Vitória de Setúbal (2-2), que não permitiu a subida dos ''encarnados'' ao topo da tabela.

Nestes dois encontros, houve um jogador do Benfica que recebeu inúmeras críticas, o guarda-redes Quim, que poderá perder a titularidade na Madeira para o habitual suplente Moreira, titular nos dois encontros da Taça de Portugal.

A última derrota do Benfica nos Barreiros aconteceu na época 2001/02 e, nas últimas seis temporadas, os ''encarnados'' venceram três encontros e empataram outros tantos.

O Leixões, líder desde a sétima jornada e que só perdeu na ronda inaugural, visita segunda-feira o terreno do Vitória de Guimarães e procura manter o percurso perfeito como visitante, condição em que apenas tem vitórias.

Por seu turno, os vimaranenses, muito longe da qualidade demonstrada na última temporada, em que alcançaram um histórico terceiro lugar, ainda não venceram no Estádio D. Afonso Henriques e somam seis encontros consecutivos sem triunfos na Liga.

Contudo, o Leixões, que esteve 19 anos longe do principal escalão, só por uma vez venceu na Cidade Berço para o campeonato, somando 15 derrotas e cinco empates.

Com um jogo em atraso e a seis pontos do Leixões, o FC Porto, na quinta posição, espera por um desaire das equipas da frente para poder aproximar-se ainda mais da liderança, mas terá de ultrapassar sábado o Vitória de Setúbal, motivado pelo empate conseguido no Estádio da Luz.

As visitas ao Estádio do Bonfim têm sido positivas para o FC Porto, que já não perde em Setúbal desde a temporada 1982/83, somando 29 triunfos em 60 encontros para o campeonato, contra 16 derrotas e 15 empates.

O triunfo sobre o Vitória de Guimarães (2-0) serviu para o Sporting, terceiro classificado, esquecer a goleada com o FC Barcelona (5-2), enquanto o Estrela da Amadora, com a questão dos salários em atraso resolvida, vem de uma derrota em Paços de Ferreira (1-0).

Apenas por uma vez, em 1997, os ''tricolores'' venceram em casa o Sporting, que soma nove triunfos em 15 encontros.

O Nacional da Madeira, na sexta posição, recebe um Belenenses em crise de resultados e com os mesmos pontos dos dois últimos, Trofense e Rio Ave, que recebem esta jornada o Sporting de Braga e a Naval 1º Maio, respectivamente.

Com os mesmos nove pontos e dois acima da ''linha de água'', a Académica e o Paços de Ferreira defrontam-se em Coimbra.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?