O Leixões está hoje obrigado a vencer em Guimarães para regressar à liderança, depois de o Benfica, agora ''rei'' da Liga de futebol, ter goleado domingo o Marítimo por 6-0, na 11ª jornada.
Agora com 25 pontos, os ''encarnados'' foram os grandes vencedores da ronda, ainda incompleta, e conseguiram também o resultado mais dilatado nesta temporada. Apenas o Sporting de Braga tinha vencido 5-0 o Estrela da Amadora.
O Leixões, com 23 pontos, pode regressar ao trono, caso supere o Guimarães que, esta temporada ainda não venceu em casa, somando três empates e duas derrotas.
Em caso de derrota do Leixões, o Vitória de Guimarães salta da 13ª para a oitava posição, enquanto a formação matosinhense cai para a segunda no final da ronda, a apenas um ponto do Sporting, terceiro classificado com 22, e três do FC Porto, quarto, com 20, mas com um jogo a menos.
No jogo que fecha a jornada, o Trofense recebe o ''europeu'' Sporting de Braga - apurado para os 16 avos-de-final da UEFA - e com uma vitória abandona a zona de despromoção, ocupada também pelo Belenenses.
Os bracarenses, com 16 pontos, também procura um triunfo, resultado que lhes permitirá alcançar a sexta posição.