Os australianos do Adelaide United qualificaram-se hoje para os quartos-de-final do Mundial de clubes de futebol, ao vencerem em Tóquio os neo-zelandeses do Waitakere United por 2-1, no primeiro encontro da edição 2008 da prova.
Daniel Mullen, aos 39 minuyos, e Travis Dodd, aos 83, selaram o sucesso da formação australiana, num “derby” da Oceânia que começou por ser favorável ao conjunto da Nova Zelândia, que inaugurou o marcador aos 34, por intermédio de Paul Seamon.
Face ao “triunfo” no “play-off”, o Adelaide United vai discutir domingo com os anfitriões japoneses do Gamba Osaka um lugar na segunda meia-final, para a qual já está qualificada a formação inglesa do Manchester United, detentora do título europeu.
O conjunto em que alinham os internacionais lusos Cristiano Ronaldo, recente vencedor da “Bola de Ouro” do France Football, e Nani é o grande favorito à vitória na prova.
O outro encontro dos quartos-de-final opõe, sábado, os egípcios do Al Ahly, orientados pelo técnico português Manuel José, aos mexicanos do Pachuca. O vencedor deste encontro defronta quarta-feira, nas “meias”, o Liga de Quito, do Equador.
O Mundial de clubes cumpre a quinta edição e já foi ganho por três equipas brasileiras, o Corinthians (2000), o São Paulo (2005) e o Internacional de Porto Alegre (2006), e ainda pelos italianos do AC Milan (2007).
Antes da criação do Mundial de clubes, o título “oficioso” de campeão do Mundo era entregue ao vencedor da Taça Intercontinental, prova que o FC Porto ganhou em 1987 e 2004.