O futebolista Romeno Adrian Mutu, actualmente ao serviço dos italianos da Fiorentina, foi eleito melhor jogador romeno do ano.
Segundo informa hoje a imprensa romena, a eleição de Mutu foi anunciada quinta-feira numa gala organizada pela Federação Romena de Futebol e pelo Clube dos Jornalistas Desportivos.
O júri elegeu o avançado da Fiorentina e “capitão” da selecção romena, em detrimentos dos defesas Cristian Chivu, do Inter de Milão, orientado por José Mourinho, e Dorin Goian, do Steaua de Bucareste, também nomeados para o troféu.
Na mesma cerimónia, Bogdan Lobont, conhecido como “o gato”, guarda-redes do Dínamo de Bucareste e da selecção romena, foi distinguido como o melhor guarda-redes de 2008, enquanto o galardão de melhor marcador foi entregue a Danciulesco, do mesmo clube.
O antigo jogador do Chelsea, Dan Petresco, foi eleito o melhor treinador do ano, pelo seu trabalho com a equipa do Unirea Urziceni, actual segundo classificado do campeonato romeno.
Adrian Ilie, antigo jogador do Valência, recebeu o reconhecimento de toda uma carreira, enquanto o antigo seleccionador Anghel Iordanescu foi galardoado com o prémio de excelência pelo seu contributo para o desenvolvimento do futebol romeno.
O título de melhor futebolista feminina do ano foi entregue a Simona Daniela Pufulete.