O segundo avião fretado pelo Estado português para transporte de equipamento médico proveniente da China chegou hoje a Lisboa, com 700 mil máscaras de proteção respiratória, viseiras e luvas, destinados ao Sistema Nacional de Saúde, anunciou a embaixada portuguesa.
Segundo a representação diplomática portuguesa na China, o Airbus A330-941, fretado à TAP, transportou um total de 16 toneladas de carga médica, que inclui ainda fatos de proteção, entre doações e compras do Estado português, que se destinam a equipar os hospitais para o combate contra a pandemia do novo coronavírus.
O avião partiu de madrugada de Pequim e aterrou em Lisboa esta manhã.
Trata-se do segundo avião fretado pelo Estado português para carregamento de equipamento médico.
Na semana passada, um avião da TAP transportou 144 ventiladores, máscaras de proteção respiratória, viseiras e fatos de proteção, também destinados ao Sistema Nacional de Saúde.
Portugal regista hoje 504 mortos associados à covid-19, mais 34 do que no sábado, e 16.585 infetados (mais 504), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 107 mil mortos e infetou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Dos casos de infeção, quase 345 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.