O treinador do FC Porto assumiu hoje que a equipa deveria “ter feito melhor” na Liga portuguesa de futebol, apesar da possibilidade matemática de atingir a liderança antes do Natal.
Jesualdo Ferreira, ainda assim, fez um balanço positivo dos primeiros meses da temporada e recordou que o FC Porto está nas quatro frentes de combate, sendo mesmo o único dos três “grandes” a conseguir o feito.
“Faço um balanço positivo, mas sabemos, com alguma segurança, que podíamos ter feito melhor, nomeadamente no campeonato. Devíamos ter feito melhor, mas não me parece que haja menos talento do que em épocas anteriores. O que há são mais jogadores novos”, explicou, sem deixar passar o ciclo de oito vitórias consecutivas.
O técnico dos tricampeões portugueses, na véspera de defrontar o Estrela da Amadora, em jogo em atraso da nona jornada, recordou que o “novo” FC Porto tem apenas três meses de trabalho, sendo por isso natural uma evolução cada vez mais notória.
“Há um conjunto de comportamentos tácticos e mentais que ainda não estão estacionados e nunca vão estar. A nossa função é estabilizar táctica e mentalmente o comportamento e desempenho dos jogadores. O que temos de fazer diariamente é melhorar a capacidade dos jogadores e da equipa”, avançou.
Determinado e motivado para alcançar seis pontos nos dois jogos que faltam até ao final do ano, Jesualdo Ferreira lamentou a situação de ordenados em atraso no Estrela da Amadora, mas também sublinhou que a sua equipa nada pode fazer contra isso.
“O nosso objectivo é jogar e ganhar, respondendo em cada jogo com o máximo de empenhamento e seriedade. Estamos em quatro competições e o calendário denso obriga a que todos os jogadores estejam motivados para jogar e ganhar, mas o primeiro lugar antes do Natal não depende de nós”, disse Jesualdo, em alusão aos cinco pontos de avanço do líder Benfica, embora com um jogo a mais.
O treinador recordou que o FC Porto fez “cinco jogos em 21 dias e conquistou cinco vitórias”, mas voltou a pedir seriedade a todos os jogadores.
“Não podemos deixar de ser exigentes. Subir a tónica de exigência faz parte do sucesso. O futebol vive do que se treina diariamente e esta equipa tem evoluído”.
O FC Porto joga quarta-feira na Amadora (20:45), em jogo em atraso da nona jornada da Liga. Em caso de vitória, os “dragões” ascendem ao terceiro lugar, em igualdade com o Leixões (2º) e a dois pontos do Benfica.