O treinador dos ucranianos do Metalist Kharkiv considerou hoje uma “piada” a hipótese de o Benfica golear a sua equipa por 8-0, aconselhando os “encarnados” a concentrarem-se na Liga portuguesa de futebol, na véspera da partida da Taça UEFA.
“Penso que isso é uma piada. O Benfica deve focar-se no campeonato português. Devia ter pensado nisso (apuramento para os 16 avos-de-final da Taça UEFA) antes”, afirmou o ucraniano Myron Markevich, na conferência de imprensa antes da quarta ronda do Grupo B da competição europeia, no Estádio da Luz.
O Benfica precisa de golear o adversário, já apurado para a fase seguinte, por uma margem de oito tentos e esperar um empate na recepção dos gregos do Olympiacos aos alemães do Hertha Berlim para seguir em frente.
“Queremos mostrar um jogo bonito neste belo estádio. Vamos jogar como sempre, para ganhar. Queremos ficar no primeiro lugar, mas o Benfica vai fazer tudo para conseguir ser apurado”, continuou Markevich, confessando-se adepto do clube da Luz desde a década de 1960, “nos tempos do Eusébio”.
O responsável técnico do segundo classificado da Liga ucraniana, a seis pontos do líder, Dínamo Kiev, destacou também o facto de o Benfica liderar o campeonato português, considerando que a equipa orientada pelo espanhol Quique Flores “ainda vai conseguir o título nacional”.
“Quero marcar. Entrego-me a 100 por cento em todos os jogos e quero sempre marcar. Esta partida não é excepção”, disse o avançado Ruslan Fomin, rejeitando qualquer ideia de facilitismo por parte da sua equipa.
A única partida em que os “encarnados” conseguiram mais de oito golos em competições europeias aconteceu em 1965, na segunda mão da primeira ronda da Taça dos Clubes Campeões Europeus, ao baterem os luxemburgueses do Dudelange, por 10-0, em Lisboa, já depois de terem vencido na primeira mão, por 8-0.
As “águias” são ''lanterna vermelha” do agrupamento com um escasso ponto, seguindo-se Hertha Berlim e Olympiacos, respectivamente quarto e terceiro posicionados, com dois e três pontos, enquanto o Metalist e os turcos do Galatasaray já estão qualificados, com sete e nove pontos, respectivamente.
Este encontro da quarta e última jornada da fase de grupos está marcado para as 19:45 de quinta-feira, no Estádio da Luz, e será arbitrado pelo austríaco Bernhard Brugger.