A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em baixa no início da sessão, penalizada por uma queda nas vendas a retalho nos Estados Unidos e pela descida nos lucros das principais entidades financeiras do país.
Às 14:55 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones baixava 2,35% para 23.384,64 pontos e o Nasdaq recuava 2,28% para 8.320,40 pontos.
O índice alargado S&P 500 perdia 2,02% e estava em 2.788,98 pontos.
As vendas a retalho registaram uma queda sem precedentes de 8,7% em março, devido à pandemia de covid-19, que levou ao encerramento de quase todo o comércio.
Na terça-feira, dois dos principais bancos norte-americanos apresentaram os seus resultados relativos ao primeiro trimestre, com uma descida nos lucros.
Os bancos JPMorgan Chase e Wells Fargo viram os seus lucros caírem por causa das provisões que tiveram de criar para acomodar eventual crédito malparado, em resultado da pandemia.
O Wells Fargo viu os seus lucros descerem 89% para 653 milhões de dólares (595 milhões de euros) e o JPMorgan registou uma diminuição de 69% nos lucros, que passaram dos 9,2 mil milhões de dólares registados no primeiro trimestre de 2019 para 2,9 mil milhões agora (2,64 mil milhões de euros).
"Atendendo a que é provável que haja uma recessão bastante grave, é necessário constituir reservas para os créditos", explicou Jamie Dimon, presidente executivo do JPMorgan, acrescentando que o primeiro trimestre do maior banco norte-americano foi marcado por "desafios sem precedentes que exigem concentração sobre o que um banco pode fazer" para permanecer sólido.
A bolsa nova-iorquina encerrou a sessão anterior em alta, com o Dow Jones a subir 2,39% e o Nasdaq 3,95%.