A Naval 1º de Maio e o Vitória Guimarães empataram hoje 0-0, no encontro que inaugurou a 12ª jornada da Liga portuguesa de futebol, ronda que se estende até segunda-feira.
Perante um candidato à presença nas competições europeias, a Naval acabou por conquistar mais um ponto na sua luta pela fuga às posições incómodas no campeonato, somando agora 13 pontos, mais cinco que o Trofense, penúltimo classificado e a primeira equipa situada na zona de despromoção.
O Vitória, por seu turno, perde assim mais uma oportunidade de se aproximar dos lugares de acesso às competições europeias, somando agora 14 pontos, menos seis que o Nacional, a equipa que se encontra na quinta posição, a última que, em princípio, dá acesso à UEFA.
A ronda prossegue sábado com mais dois encontros, disputando-se o primeiro em Braga, com o Sporting local, que também tenta reentrar na luta pela Europa, a receber o ''aflito'' Rio Ave, 13º classificado com apenas mais dois pontos que o Trofense.
Mais tarde, em Alvalade, o Sporting vai tentar alcançar o Benfica na liderança, embora provisoriamente, caso vença na recepção à Académica, uma equipa que procura amealhar pontos para garantir o mais rapidamente possível a manutenção.
Para domingo são quatro os jogos, com especial destaque para as recepções do Leixões, segundo, ao Estrela da Amadora, e do FC Porto, terceiro com os mesmos pontos dos matosinhenses, Marítimo, equipas que podem chegar ao topo da classificação caso triunfem nos seus jogos.
Com a vantagem de já saber todos os resultados da ronda, o comandante Benfica fecha segunda-feira a jornada, quando receber o Nacional da Madeira, numa partida em que poderá reconfirmar o seu primeiro lugar, mas em que deverá estar atento, já que os insulares estão no quinto posto a apenas cinco pontos dos ''encarnados''.