O Olhanense terminou o ano de 2008 na liderança da Liga de Honra de futebol, apesar de ter cedido um empate caseiro na recepção à União de Leiria, em encontro da 12ª jornada.
O conjunto treinado por Jorge Costa não conseguiu furar a estratégia defensiva da União de Leiria, que conseguiu arrancar um empate no terreno do líder, que lhe permitiu não cair para o último lugar da tabela.
Contudo, apesar do empate, o Olhanense manteve a liderança, com 23 pontos, porque o Santa Clara também empatou e manteve-se na segunda posição, com menos um ponto que a equipa algarvia.
Na visita ao Desportivo das Aves (12º classificado), o Santa Clara ainda esteve em vantagem, com um golo de Oliveira, aos 30 minutos, mas Rui Miguel, que já tinha desperdiçado uma grande penalidade, acabaria por conseguir o empate, aos 61.
Os grandes vencedores da ronda foram o Feirense e o Gil Vicente, que foram os únicos dos seis primeiros a vencer na última ronda antes do Natal.
Em Santa Maria da Feira, o Feirense derrotou o Beira-Mar (2-0), que caiu da quinta para a sétima posição, ascendendo ao terceiro posto da tabela, a três pontos da liderança.
Na deslocação à Póvoa de Varzim, o Gil Vicente bateu a equipa da casa (3-2), antiga terceira classificada, e subiu ao quarto posto, com 19 pontos, graças a um golo de William aos 93 minutos, quando jogava em superioridade numérica, por expulsão de Alexandre (89).
O Sporting da Covilhã conseguiu a goleada da ronda, ao derrotar em casa o Portimonense, por 4-1, resultado que lhe permitiu ascender à quinta posição, com 16 pontos.
Apesar de não ter conseguido deixar a ''lanterna vermelha'', a Oliveirense aproximou-se dos adversários na luta pela manutenção, graças ao triunfo sobre o Freamunde, por 2-1, com golo de Sérgio Grilo, aos 90 minutos, tendo agora os mesmos pontos que a União de Leiria.
O Gondomar saiu da zona de despromoção, por troca com os leirienses, depois de vencer o Boavista, no Estádio do Bessa, por 2-1, e impôs aos ''axadrezados'' a quinta derrota nos últimos seis jogos, apesar de ter jogado a última meia-hora com 10, por expulsão Bruno Severino na sequência dos festejos do segundo golo.
No sábado, no encontro de abertura da 12ª jornada, o Vizela derrotou o Estoril-Praia, por 1-0, e subiu ao nono posto, com 15 pontos, os mesmos que os ''canarinhos'', que puseram fim a uma série de oito jogos sem perder.