A petrolífera sul-africana Sasol doou 5 mil litros de álcool gel ao Ministério da saúde de Moçambique como forma de colaborar no combate à propagação da pandemia da covid-19 no país.
"A Sasol está a colaborar com a Direção Nacional de Saúde Pública para garantir que esta doação priorize o fornecimento a hospitais e outros prestadores de serviços essenciais", lê-se numa nota de imprensa da empresa distribuída à imprensa.
Além da doação de desinfetantes de mãos, segundo a nota, a Sasol está a preparar uma doação de combustíveis para o abastecimento de veículos de emergência, a serem usados para entrega de equipamentos médicos e suprimentos necessários durante este período de emergência.
A cerimónia de entrega dos desinfetantes de mãos à base de álcool teve lugar hoje em Maputo, no armazém de medicamentos do ministério.
Entre 2004 e 2018, a Sasol, que explora gás natural nos jazigos de Pande e Temane, na província de Inhambane, fez um investimento social de aproximadamente 40 milhões de dólares (36,2 milhões de euros) em Moçambique, segundo a empresa.
Com um total de 31 casos confirmados desde 22 de março, Moçambique vive em estado de emergência devido à covid-19 durante todo o mês de abril, com escolas, espaços de diversão e lazer encerrados, proibição de todo o tipo de eventos e de aglomerações, além da suspensão da emissão de vistos.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.