O número de casos registados de infeção pelo novo coronavírus em Moçambique subiu de 34 para 35 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
"Dos 54 casos suspeitos testados nas últimas 24 horas, 53 revelaram-se negativos e um foi positivo", disse Rosa Marlene, diretora nacional de Saúde Pública, na atualização de dados no Ministério da Saúde em Maputo.
O caso positivo registado nas últimas 24 horas é de um cidadão estrangeiro com mais de 20 anos e é de transmissão local, acrescentou Rosa Marlene.
A diretora nacional de Saúde Pública avançou que mais dois casos foram dados como recuperados nas últimas 24 horas no país, subindo para quatro o total de recuperados.
Do total de casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, 27 são de transmissão local e oito são importados, acrescentou a diretora nacional de Saúde Pública.
No total, Moçambique já testou 952 casos suspeitos da covid-19, foram colocados em quarentena 11.056 e 1.862 estão a ser seguidos pelas autoridades de saúde.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 150 mil mortos e infetou mais de 2,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 483 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 687 pessoas das 19.685 registadas como infetadas.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa quatro mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.
Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria ou Espanha, a aliviar algumas das medidas.