O primeiro-ministro socialista espanhol e o líder da oposição chegaram hoje a acordo para que a discussão de um pacto para a reconstrução económica e social após o coronavírus seja negociado numa comissão parlamentar.
Segundo fontes do executivo espanhol, Pedro Sánchez “considera positiva” a proposta feita pelo presidente do Partido Popular (PP, direita), Pablo Casado, para que a “mesa para a reconstrução” do país fosse criada ao nível do parlamento, numa Comissão para a Reconstrução.
O PP também já se congratulou por este acordo ter sido alcançado, cumprindo o seu objetivo de que as negociações sejam feitas com a "transparência" que sempre pediu.
Pedro Sánchez e Pablo Casado chegaram a um compromisso quanto a este tema numa reunião virtual que tiveram hoje ao fim da manhã em que o líder do maior partido da oposição também confirmou a sua intenção de apoiar a proposta de prolongamento do atual estado de emergência em Espanha por mais duas semanas a partir de domingo 26 de abril próximo.
O executivo espanhol gostaria de chegar a um grande consenso político e social para a reconstrução do país depois da crise provocada pela covid-19.
Espanha é um dos países mais atingido pela pandemia, tendo até hoje 20.852 óbitos relacionados com a doença e 200.210 pessoas que contraíram o novo coronavírus.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram entretanto a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria ou Espanha, a aliviar algumas das medidas.