O Olhanense consolidou hoje a liderança na Liga de Honra em futebol na 13ª jornada com um triunfo fora sobre o Santa Clara, agora terceiro classificado ao ser ultrapassado pelo Gil Vicente, que derrotou o Boavista.
Nos Açores, a formação orientada por Jorge Costa superou por 2-0 mais um difícil obstáculo, graças ao 11º golo na prova de Djalmir (56 minutos) e ainda fruto da grande penalidade transformada por Rui Duarte (87). O Olhanense somou, assim, a quarta vitória fora de casa, entre as oito já conseguidas.
O Olhanense, agora com 26 pontos e quatro de vantagem sobre o Gil Vicente, segundo classificado em igualdade pontual com a formação açoriana, somou frente ao Santa Clara a sexta vitória nos últimos oito jogos.
Já o Gil Vicente impôs ao Boavista a sexta derrota nos derradeiros sete jogos, graças ao ''bis'' de Hermes, aos 31 e 56 minutos.
Os ''galos'' de Barcelos, agora comandados por Manuel Ribeiro após a saída de Neca, somaram somente a quinta vitória na competição, na qual contam sete empates, mas também só uma derrota, em Gondomar, por 3-0.
A derrota de hoje colocou, por seu lado, o Boavista a um só ponto da zona de despromoção, ocupada por Oliveirense e Gondomar. O Boavista soma 14 pontos, mais um que o Gondomar (perdeu em casa com o Desportivo das Aves, por 1-0) e dois que a Oliveirense (derrotada em Leiria por 1-0).
A União de Leiria, com o golo de Cássio aos 90+3 minutos, saltou da 15ª para a 13ª posição, com 15 pontos, menos um que Freamunde, Vizela e Portimonense.
Embora não tanto como o Santa Clara, o Feirense foi a outra equipa mais prejudicada na ronda, porque podia ascender à segunda posição em caso de vitória, mas o empate 2-2 em Freamunde manteve a equipa de Francisco Chaló no quarto lugar, a apenas um ponto de Gil Vicente e Santa Clara.
A quinta posição é agora ocupada pelo Estoril-Praia (18 pontos), que venceu em casa o Varzim por 1-0, com golo de Barge, aos 43 minutos.
O Varzim caiu da quinta para a nona posição, numa competição, no entanto, muito equilibrada, já o último classificado e o quinto estão separados por apenas seis pontos.