O tricampeão FC Porto ascendeu hoje à liderança da Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 4-2 no reduto do Nacional, com dois golos nos descontos, em encontro da 13ª jornada da prova.
O brasileiro Hulk, aos 51 e 93 minutos, o uruguaio Cristian Rodriguez, aos 72, e o argentino Lucho Gonzalez, aos 91, numa grande penalidade decisiva e oferecida por Felipe Lopes (mão na bola despropositada), apontaram os tentos dos portistas.
Por seu lado, o brasileiro Edson, aos 14 minutos, e o suplente Miguel Fidalgo, aos 78, marcaram para os anfitriões, que estiveram muito perto de voltar e “empatar” os “dragões”, frente aos quais tinham conseguido duas vitórias em 2007/2008.
Com este triunfo, o FC Porto passa a contar 27 pontos, mais um do que Benfica, que foi derrotado no reduto do “lanterna vermelha” Trofense, e Sporting, vencedor sábado por 2-0 em Setúbal, com tentos do brasileiro Liedson e do “capitão” João Moutinho.
Nos outros encontros de hoje, destaque para o Marítimo, que recebeu e bateu o Paços de Ferreira por 4-1, com tentos de Baba, Djalma, Paulo Jorge e Vítor Júnior, e ascendeu, provisoriamente, ao quinto lugar, o último de acesso às taças europeias.
A formação comandada por Lori Sandri (22 pontos) ainda pode cair para o sexto lugar, se, segunda-feira, no fecho da ronda, o Sporting de Braga (20) vencer na recepção ao Belenenses, mas ficará sempre à frente do vizinho Nacional (21 pontos).
Também na tarde de hoje, o Estrela da Amadora colocou um ponto final numa série de sete jogos sem vencer, ao bater em casa a Naval por 1-0. Um golo de Anselmo foi suficiente para a equipa da Reboleira ascender ao nono lugar.
Sábado, e além do triunfo do Sporting no Bonfim, o Vitória de Guimarães reforçou o oitavo lugar, ao vencer por 4-2 no reduto do Rio Ave, num dia em que Luís Filipe esteve em “grande” (um golo e duas assistências).