As chegadas de Custódio e Yazalde ao Vitória de Guimarães e Sporting de Braga animam a janela de transferências de Janeiro, cujo primeiro dia se assinala hoje, com os três ''grandes'' escondidos e aparentemente fora do mercado de Inverno.
Custódio, ex-capitão do Sporting e antiga habitual presença nas camadas jovens das selecções portuguesas, chega a Guimarães proveniente do Dínamo de Moscovo e a custo zero, já que estava em final de contrato.
O médio, pouco feliz na Rússia, é o primeiro jogador resgatado pelo Vitória de Guimarães, numa altura em que se fala da possibilidade de os vimaranenses adquirirem ainda um avançado e um defesa central. O angolano Santana Carlos e o brasileiro Gustavo Lazzaretti parecem ser os alvos.
O Sporting de Braga, ainda na Taça UEFA, foi ao Varzim (Liga Honra) buscar Yazalde, jovem avançado internacional português de sub-21, por uma verba a rondar os 500 mil euros, tornando-se assim o clube mais gastador, até ao momento, nas transferências de Inverno.
De resto, a formação orientada por Jorge Jesus colocou Palmeira a ''rodar'' no Ribeirão e inscreveu, finalmente, o brasileiro Edimar, que estava a treinar desde o início da temporada.
Sporting e Benfica parecem totalmente parados no mercado, sendo quase uma certeza a saída de Stojkovic dos ''leões'', enquanto no FC Porto espera-se a chegada de um lateral esquerdo e as alegadas saídas de Lino, Stepanov e Bolatti.
A crise económica tomou em definitivo conta do futebol e, das quase 30 mexidas no mercado, entre dispensas e contratações, praticamente não houve qualquer fluxo monetário, excluindo a contratação de Yazalde ao Varzim.
O Trofense, pela primeira vez no primeiro escalão, dispensou Ricardo Nascimento (Desportivo das Aves) e foi reforçar-se com Varela e Dagil ao Estoril e com o brasileiro Charles Chad, ao Ceará, do Brasil, estando ainda na iminência de inscrever o jovem costa-marfinense Moustapha (ex-Stella Abidjan).
A Belém, e após cinco dispensas, chegaram Tininho e Diakité, mais dois jogadores a custo zero, enquanto o Marítimo colocou Cadu a rodar e resgatou Rodrigo António ao Vasco da Gama.
Fábio Paim e Fábio Coentrão devem reforçar o Rio Ave por empréstimo do Sporting e Benfica, depois de passagens nada brilhantes no Chelsea e Saragoça.
Brayan Ângulo voltou a Portugal, desta vez para defender as cores do Leixões e Luís Carlos saiu do Estoril para chegar à Liga principal pela porta de Paços de Ferreira.