O Benfica pôs hoje fim a uma série de dois jogos sem vencer na Liga de futebol, ao bater o Sporting de Braga por 1-0, regressando provisoriamente à liderança da competição, em igualdade pontual com o Sporting.
Em jogo da 14ª ronda da prova, no Estádio da Luz, o defesa brasileiro David Luiz marcou aos 45 minutos o único golo dos “encarnados”, que valeu o regresso do Benfica aos triunfos em casa, algo que já não acontecia desde Novembro de 2008, num encontro que foi dominado pelo Sporting de Braga.
Com esta vitória, o clube da Luz voltou ao topo do campeonato, em igualdade com o rival de Lisboa, mas poderá ser ainda hoje ultrapassado pelo FC Porto, que defronta, no Estádio do Dragão, o Trofense.
Por outro lado, esta derrota do Sporting de Braga colocou fim a uma série de 10 jogos sem sofrer desaires em todas as competições de uma equipa que agora ocupa o sexto lugar da Liga.
Apesar de uma exibição menos conseguida na Trofa (derrota por 2-0), o técnico Quique Flores voltou a apostar em Moreira para a baliza, colocando Miguel Vítor no eixo da defesa, junto de Luisão, e David Luiz como lateral esquerdo.
Apesar de já estar recuperado, Reyes ficou sentado no banco de suplentes, com o técnico espanhol a optar por Di Maria no meio-campo e pela dupla atacante composta por Pablo Aimar e David Suazo.
No lado dos bracarenses, Jorge Jesus surpreendeu ao deixar de fora do “onze” o camaronês Meyong e reforçou a zona do meio-campo com cinco unidades, deixando apenas o colombiano Renteria na frente.
Apesar de um maior domínio da equipa minhota nos primeiros minutos, foi o Benfica que criou a primeira oportunidade da partida, através de Suazo, que, com um remate bem colocado, obrigou Eduardo a efectuar grande defesa.
O lance protagonizado pelo avançado hondurenho “acordou” a formação “encarnada”, que realizou mais incursões até à área bracarense, sempre por Aimar e Di Maria, mas sem nunca conseguir incomodar o guarda-redes minhoto.
À passagem dos 20 minutos, o Sporting de Braga voltou a tomar conta da partida, enquanto o Benfica apostava mais em lances de contra-ataque, mas o melhor que a equipa de Jorge Jesus conseguu foi um remate fraco de César Peixoto à figura de Moreira.
Na última jogada da primeira parte, David Luiz, com um excelente cabeceamento, colocou o Benfica em vantagem, depois de um livre bem marcado por Aimar, num lance que o defesa brasileiro estava em posição de fora-de-jogo.
O tento do Benfica acabou com uma série de mais de 600 minutos sem sofrer golos do guardião Eduardo.
No regresso dos balneários, Renteria teve perto de repor a igualdade, com um pontapé acrobático que saiu um pouco por cima da baliza “encarnada”.
Aos 57 minutos, num rápido contra-ataque, Di Maria “ganhou” uma grande penalidade, após alegada falta de Mossoró, mas, na marcação, David Suazo permitiu a defesa de Eduardo, que assim manteve os bracarenses na corrida por um bom resultado.
Com o penalti falhado, os “encarnados” ainda recuaram mais no terreno, entregando de vez o domínio do jogo de Sporting de Braga, que, apesar de ter conseguido chegar várias vezes à área “encarnada”, nunca foi capaz de criar uma verdadeira oportunidade de golo.
Jorge Jesus ainda lançou no encontro Meyong e Matheus, mas o melhor que o Sporting de Braga conseguiu foi um remate de Alan, aos 76 minutos, a que Moreira respondeu com uma boa intervenção.
A cinco minutos do fim, o guarda-redes do clube da Luz salvou o Benfica de sofrer o empate, quando defendeu o remate de Renteria, que surgiu isolado na área “encarnada”.