loading

Covid-19: Governo timorense vai expandir testes a vários municípios

O Governo timorense vai começar a expandir testes à covid-19 a vários municípios, beneficiando de mais de 2.500 testes oferecidos por uma instituição australiana, disse à Lusa o porta-voz do Centro Integrado de Gestão de Crise.

Covid-19: Governo timorense vai expandir testes a vários municípios

“Com esse número de testes, nas próximas três semanas vai-se expandir a vigilância sentinela para os outros municípios e para a Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA), bem como aos hospitais de referência”, explicou à Lusa Rui Araújo.

“O objetivo é recolher provas sobre possíveis transmissões na comunidade”, frisou.

Os 2.500 testes foram oferecidos pela Menzies School of Health Research, a instituição australiana que tem estado a apoiar o Laboratório Nacional de Timor-Leste, tanto em termos humanos como técnicos.

Esses testes somam-se aos mil inicialmente fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que segundo o seu responsável, Rajesh Pandav, está a tentar trazer mais testes para Timor-Leste.

“O Governo está a encomendar mais testes e a OMS está a tentar trazer mais, apesar das dificuldades de transporte. Mas, para já, temos testes suficientes”, explicou.

A vigilância sentinela, que tem vindo a ser aplicada já no município de Liquiçá, onde foram confirmados dois testes positivos, e implica testes pessoas que se apresentem com sintomas de

Na prática trata-se de testes que pessoas que se apresentem nos centros médicos com infeções respiratórias agudas, um problema de saúde muito comum em Timor-Leste, e que pode ‘esconder’ eventuais casos da covid-19.

Na última semana, por exemplo, as equipas de vigilância epidemiológica realizaram já quase 70 testes a pacientes nestas circunstâncias, tendo sido já confirmados 27 resultados negativos e estando os outros resultados ainda por ser conhecidos.

Globalmente, as autoridades realizaram já 629 testes, dos quais 215 estavam até quarta-feira ainda à espera de resultados – novos dados devem ser divulgados hoje.

Desse total de testes, registaram-se 24 casos positivos e quatro outros prováveis, sendo que considerados recuperados são dois pacientes positivos e os quatro dados como prováveis, e que tiveram alta.

Assim, o país tem ainda 22 casos ativos – 21 estão na Clínica de Vera Cruz e um (um enfermeiro) está no Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli – 390 resultados negativos e 215 resultados ainda por ser conhecidos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?