A Fertagus informou hoje que vai retomar todos os horários do transporte ferroviário já a partir de segunda-feira, reforçando também o horário das bilheteiras para que os passageiros possam adquirir os títulos de transporte.
“A Fertagus vai voltar a realizar a oferta completa de horários aos dias úteis”, adiantou a empresa, em comunicado, explicando que se mantêm os horários de fim de semana porque “nunca foram alterados”.
Além disso, avançou, o horário das bilheteiras também será reforçado a partir de segunda-feira “para que os clientes possam adquirir o seu título de transporte, que é obrigatório para viajar”.
A Fertagus, que assegura a ligação ferroviária sobre a Ponte 25 de Abril, tinha reduzido a sua oferta com a pandemia da covid-19 e a declaração do estado de emergência, em março, tendo registado “uma redução de cerca de 85% da procura”.
No entanto, como houve esta diminuição do número de passageiros, a empresa considera que “serão garantidas as condições de segurança necessárias”.
Neste sentido, a Fertagus referiu que tem tomado várias medidas para assegurar condições de segurança aos seus colaboradores e clientes, nomeadamente o "reforço da higiene e limpeza das composições, que é feita por prestadores de serviço externo habilitados e devidamente certificados”.
“Todas as composições da Fertagus são, diariamente, alvo de trabalhos profundos de limpeza e de higienização, com especial atenção nos pontos de maior contacto pelos clientes, supervisionadas pela área de higiene e segurança no trabalho com produtos aprovados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e escolhidos consoante o tipo de instalação/superfícies a desinfetar”, explicou.
Além disso, a empresa lembrou que os comboios foram desinfetados com o produto Microbe Shield Z-71 da Zoono, que é “uma tecnologia antimicrobiana com ação/proteção residual, à base de água, sem álcool, não tóxica e com 99,99% de eficácia na eliminação de microrganismos até 30 dias após a sua aplicação, mesmo no decurso de limpezas de rotina que se continuam a realizar”.
Nesta nota, a Fertagus indicou ainda que tem realizado campanhas de sensibilização aos passageiros para a “recomendação do uso de máscara”.
A empresa, que pertence ao Grupo Barraqueiro, assegura o transporte ferroviário entre Setúbal e a estação de Roma-Areeiro, em Lisboa, numa extensão de 54 quilómetros.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
O país vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar hoje as medidas para continuar a combater a pandemia.
Devido ao fim de semana prolongado, o Governo decretou, entretanto, a proibição de deslocações entre concelhos de 01 a 03 de maio.