A ministra angolana da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou hoje cinco novos casos de covid-19, um importado e quatro por contaminação local, elevando para 35 o número total no país.
O caso importado foi captado no rastreio das primeiras 443 amostras processadas dos passageiros provenientes de Lisboa, nos dias 17 e 18 de março.
Trata-se de um homem de 36 anos, da Guiné-Conacri, comerciante e residente no bairro Hoji Ya Henda Henda, em Luanda, que não cumpriu a quarentena e não forneceu os dados corretos, informou a ministra.
O doente foi encaminhado para o centro de tratamento de referência e 25 dos seus contactos diretos foram transferidos para centros de quarentena institucional, para acompanhamento e rastreio.
Entre os passageiros provenientes de Lisboa, nos dias 17 e 18 de março, foram recolhidas 1018 amostras, tendo sido processadas 443 amostras das quais 442 negativas.
Os casos de contaminação local eram contactos diretos do paciente n.º 26, também proveniente de Lisboa: duas mulheres, de 42 e 34 anos e duas crianças de 4 anos e 1 ano.
O doente tem igualmente relação com os três casos positivos anunciados na quinta-feira, tendo sido testados nove dos seus contactos diretos (sete com resultados positivos).
Os restantes contactos continuam a ser seguidos, indiciou a governante, acrescentando que todos os novos casos são assintomáticos.
Dos 35 casos, 11 já estão recuperados, 22 estão internados e registaram-se 2 óbitos.
Encontram-se em quarentena institucional 908 pessoas, 412 casos suspeitos estão a ser investigados e 957 contactos estão "em seguimento".