A taxa de juro de referência de Moçambique desceu de 18,4% para 17,9% em maio, anunciaram hoje a associação de bancos e o banco central.
A descida de 0,5 pontos percentuais da 'prime rate' acontece depois de uma subida de 0,4 pontos em abril, numa altura em que os empresários já pediam um alívio no custo do dinheiro devido ao impacto da covid-19.
A taxa fica agora um pouco abaixo dos 18% em que se encontrava desde outubro de 2019 até março.
A 'prime rate' hoje divulgada reflete outras medidas tomadas pelo Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique em 16 de abril, face ao abrandamento da economia, nomeadamente a redução da taxa de juro de política monetária (taxa MIMO), em 150 pontos base, para 11,25%.
A criação da 'prime rate' foi acordada entre o banco central e a Associação Moçambicana de Bancos para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro e entrou em vigor em 01 de junho de 2017.
O objetivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, "acrescida de uma margem (spread), que será adicionada ou subtraída à 'prime rate' mediante a análise de risco" de cada contrato, explicam os promotores.