As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais 12 doentes recuperados da infeção pelo novo coronavírus no país, elevando o total para 56, em 230 casos positivos acumulados da doença em todo o arquipélago.
A informação foi avançada pelo diretor nacional da Saúde, Artur Correia, em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para fazer o ponto de situação da doença no país, indicando que os 12 doentes tiveram alta na Boa Vista, que agora passa a ter apenas sete casos ativos da doença.
“A boa notícia é que aumentou o número de recuperados com alta hospitalar, passou de 38 ontem [quinta-feira] para 56 hoje”, avançou.
A Boa Vista foi a primeira ilha a detetar casos de covid-19 em Cabo Verde, a 19 de março, tendo tido 45 casos de uma só vez em 15 de abril, de funcionários de um hotel que estavam em quarentena.
Nesse dia, a ilha passou a ter 54 casos, que subiu depois para 56 e há 12 dias que não regista qualquer caso positivo da doença.
Dos 56 casos registados na ilha, 46 já tiveram alta, um morreu e dois foram transferidos para os seus países, fazendo com que a ilha tenha agora apenas sete casos ativos.
Os outros doentes recuperados são na cidade da Praia (7) e todos os três registados na ilha de São Vicente.
Depois de saírem do isolamento hospitalar, Artur Correia garantiu que essas pessoas continuam a ser seguidas durante duas semanas, em quarentena domiciliar, alertando que o quadro pode reverter-se e terem recaídas.
"E todo o cuidado é pouco. Por uma questão de segurança da saúde das pessoas, nós faremos o contacto durante todo esse período, e as pessoas também podem contactar-nos em benefício da sua saúde, e também da família e da comunidade”, disse o responsável de saúde.
No total, Cabo Verde já registou 230 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (171), Boa Vista (56) e São Vicente (03), e o país totaliza 170 doentes internados.
A Praia, com casos diários da doença, que totalizam já 168 diagnosticados desde março em 25 bairros da cidade, é o principal foco de preocupação das autoridades, por estar em situação de transmissão comunitária da covid-19.
As ilhas de Santiago e da Boa Vista, por concentrarem os casos de covid-19 em Cabo Verde, são as únicas que permanecem em estado de emergência, até às 24:00 de 14 de maio.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 269 mil mortos e infetou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.