O Besiktas, clube turco no qual alinha o português Pedro Rebocho, informou hoje que os testes à covid-19 efetuados a futebolistas, equipa técnica e funcionários do clube, detetaram oito casos positivos.
“Na quarta-feira, 13 de maio, efetuámos um novo teste de despistagem à covid-19 aos jogadores, ‘staff’ técnico e a empregados das nossas infraestruturas. Segundo os resultados, foram detetados casos positivos em oito pessoas”, refere o clube, sem revelar se entre os casos está algum jogador.
Um pouco depois deste primeiro anúncio, o Besiktas acrescentou que o presidente do clube, Ahmet Nur Cebi, testou positivo ao novo coronavírus, mas sem esclarecer se o dirigente já fazia parte dos oito casos anteriormente anunciados.
O emblema turco, que ocupava o quinto lugar quando o campeonato foi suspenso, em 16 de março, devido à pandemia de covid-19, também não revelou se entre os casos positivos está algum dos jogadores do plantel.
Também hoje, o Kasimpasa, clube de Jorge Fernandes e Ricardo Quaresma, ex-jogador do Besiktas, revelou ter dois casos positivos à covid-19, indicando que pertencem ao plantel de futebol, mas sem revelar a identidade dos jogadores.
A Liga turca tem previsto o regresso em 12 de junho, pese embora algumas críticas de treinadores e jogadores, e o presidente da Federação, Nihat Ozdemir, admitiu que os jogos possam ter público, se os números de contágio diminuírem.
A Turquia tem mais de 140.000 casos confirmados de infeção e cerca de 4.000 mortes.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 297 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.