Os galeses do Swansea, nonos classificados na segunda liga inglesa, protagonizaram hoje a grande surpresa da quarta ronda da Taça de Inglaterra em futebol, ao eliminarem o detentor do título, o Portsmouth.
O Fratton Park, em Portsmouth, começou a “gelar” aos 26 minutos, quando Nathan Dyer inaugurou o marcador para a formação galesa, que foi para o descanso em vantagem por dois golos, depois do ponta-de-lança Jason Scotland ter cobrado, com sucesso, uma grande penalidade, mesmo em cima dos 45 minutos.
Outro representante da liga principal, o Aston Villa, passou também por algumas dificuldades diante outro emblema do segundo escalão, o Doncaster Rovers, mas pode agora rectificar o “nulo” na visita do 22º do “Championship” ao Villa Park, no jogo de desempate.
O West Bromwich vai ter igualmente de medir forçar mais uma vez com outra equipa do segundo escalão, o Burnley, que foi ao The Hawthorns empatar a duas bolas, com a igualdade a ser assegurada pelos visitantes no último minuto, por intermédio de Martin Paterson.
No jogo grande desta quarta eliminatória, que juntava em Old Trafford dois históricos da competição, o Manchester United, que corre para a 12ª Taça de Inglaterra, afastou o Tottenham, o terceiro clube com mais troféus na competição (oito).
O clube londrino ainda esteve em vantagem no marcador, graças ao golo madrugador do avançado russo Roman Pavlyuchenko, logo aos cinco minutos, mas os donos da casa, com Cristiano Ronaldo até aos 72 minutos, viraram o resultado ainda antes do final do primeiro tempo.
No espaço de apenas um minuto, Paul Scholes (35) e o búlgaro Dimitar Berbatov (36) protagonizaram a reviravolta para os donos da casa, que mantêm assim intactas as aspirações de reforçar o estatuto de recordistas na competição (11 taças em 18 finais).
Por seu lado, o Chelsea, com Bosingwa (90 minutos) e Ricardo Carvalho (70) no “onze” e Deco (entrou aos 79) e Paulo Ferreira a começarem no banco, recebeu e bateu o Ipswich por 3-1, com um “bis” do alemão Michael Ballack e um tento de Frank Lampard.
Na ronda seguinte está ainda o West Ham, que ganhou por 2-0 no reduto do Hartlepool, num jogo em que o internacional luso Boa Morte, que esteve para deixar o clube, entrou aos 64 minutos.