A Madeira voltou hoje a não registar novos casos positivos de covid-19, mantendo o total de 90 infetados, dos quais 59 foram dados como recuperados e 31 continuam em situação de infeção ativa, informou a autoridade regional de saúde.
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto da Administração de Saúde (IASAUDE), este é o décimo dia consecutivo sem novas situações de infeção pela covid-19 no arquipélago.
Os doentes ainda ativos “estão a ser seguidos pelas autoridades de saúde em ambulatório, sem necessidade de cuidados hospitalares”, refere.
Em 15 de maio, o Hospital Dr.Nélio Mendonça, no Funchal, realizou 57 testes a doentes internados na unidade de saúde ou sujeitos a procedimentos de diagnóstico ou terapêutica, tendo 53 dado negativos e quatro aguardam os resultados, ascendendo a 1.722 as amostras processadas neste grupo.
Também na sexta-feira foram realizadas 137 colheitas em estruturas de apoio a idosos da região, tendo “todos tido resultados negativos”. Até ao momento as autoridades de saúde já testaram 2.415 pessoas relacionadas com estas respostas sociais, menciona o boletim epidemiológico.
O IASAUDE aponta ainda que deram resultados negativos os 25 testes realizados em unidade hoteleiras, somando 664 a avaliação a pessoas que finalizavam confinamento determinado pelas autoridades.
Sobre o total de teste à covid-19 na Madeira, “até à data foram processadas 7.261 amostras no laboratório do Serviço Regional de Saúde”, aponta, acrescentando que foram abrangidas 6.461 pessoas nesta região que não registou qualquer morte provocada pela covid-19 até agora.
Na Madeira foram notificados 1.529 casos suspeitos de infeção, tendo sido excluídos 1.439.
Das 259 pessoas que estão a ser acompanhadas pelas autoridades regionais de saúde nos vários concelhos da região, 224 estão sob vigilância ativa e 71 em autovigilância.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 307 mil mortos e infetou mais de 4,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 1,6 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.203 pessoas das 28.810 confirmadas como infetadas, e há 3.822 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.