A campanha de comercialização da castanha de caju na Guiné-Bissau, principal produto agrícola e de exportação do país, começa hoje, sendo o arranque assinalado pelo primeiro-ministro Nuno Nabian na capital guineense.
No final de abril, o Governo liderado por Nuno Nabian, nomeado pelo Presidente Umaro Sissoco Embaló, já tinha fixado o preço base de compra do quilograma da castanha de caju ao produtor em 375 francos cfa (cerca de 0,57 euros), mas tinha salientado que só autorizaria a sua comercialização no final do estado de emergência declarado devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
O executivo decidiu, na semana passada, "proceder à abertura oficial da campanha de comercialização da castanha de caju de 2020 no dia 18 de maio em Bissau, sob presidência do primeiro-ministro".
O Governo guineense disponibilizou aos cinco bancos comerciais do país cerca de 22,9 milhões de euros para financiar a campanha de comercialização da castanha de caju.
A castanha de caju é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau, representando cerca de 90% das exportações feitas pelo país.
Mais de 80% da população do país depende direta ou indiretamente da campanha de comercialização do caju.
O Fundo Monetário Internacional tem alertado as autoridades guineenses para a necessidade de diversificar a economia, demasiado dependente deste fruto.
O país produz anualmente cerca de 350 mil toneladas de castanha de caju, embora a exportação não ultrapasse as 200 mil toneladas.
A campanha de comercialização da castanha de caju decorre, normalmente, entre os meses de abril a setembro, mas este ano o arranque foi adiado devido à situação da pandemia da covid-19.
O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, prolongou na segunda-feira o estado de emergência até 26 de maio e decretou o recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00, bem como o uso obrigatório de máscara, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.
Além daquelas medidas, os guineenses também só estão autorizados a sair de casa entre as 07:00 e as 14:00.