O tricampeão FC Porto defende domingo a liderança da Liga portuguesa de futebol no recinto do Belenenses (13º), em jogo da 16ª jornada, primeira da segunda volta, em que os extremos da tabela classificativa se tocam.
O novamente líder FC Porto, que aproveitou na última jornada os deslizes de Benfica e Sporting para regressar ao topo, desloca-se ao Belenenses (13º), depois de conquistada a presença nas meias-finais da Taça de Portugal.
Depois do ''aviso'' deixado pelas derrotas sofridas com o Leixões e Naval, o FC Porto somou sete vitórias e dois empates nas últimas nove rondas, e defende no Restelo a liderança na jornada anterior à recepção ao Benfica.
O Benfica, segundo classificado com menos um ponto do que os ''dragões'' e os mesmos 30 do Sporting, recebe sábado o ''lanterna vermelha'' Rio Ave, numa partida para a qual Quique Flores não deve utilizar Suazo (lesão) e não conta com Miguel Vítor (castigo).
O Rio Ave, do regressado Carlos Brito, somou apenas três pontos nos últimos sete jogos e, depois da derrota na deslocação ao Estrela da Amadora (2-0), terá sérias dificuldades para inverter a tendência na Luz.
O Sporting, que ao empatar com o Nacional perdeu a oportunidade de ascender à liderança, desloca-se sábado ao recinto do Trofense (14º), num teste exigente às capacidades da equipa de Paulo Bento, que não conta com Pereirinha (castigo).
O Trofense, sem Mércio e Paulinho (castigo), tem demonstrado estar talhado para travar os ''grandes'' e a prova disso mesmo é que venceu o Benfica, por 2-0 - retirando os ''encarnados'' da liderança - e empatou no Dragão a zero, fazendo cair o então líder FC Porto.
O Leixões, que caiu de pé nos quartos-de-final da Taça de Portugal no Dragão (1-0), defende o quarto lugar da Liga no recinto do quinto classificado, o Nacional, num duelo entre adversários directos separados por dois pontos.
Ciom cinco empates e uma derrota nos últimos seis jogos da Liga, a equipa de Matosinhos, sensação do primeiro terço do campeonato, parece estar a perder algum fôlego, enquanto o Nacional vem de anular nas últimas jornadas Sporting (1-1) e Benfica (0-0).
O duelo dos Vitórias, de Setúbal e Guimarães - duas equipas a passar por conturbados momentos desportivos e administrativos - abre sexta-feira, no Estádio do Bonfim, a 16ªjornada, primeira da segunda volta.
Irmanados pelas derrotas sofridas na última ronda, o Guimarães em casa da Académica (2-1) e o Setúbal na recepção à Naval (1-0), os ex-europeus vivem momentos intranquilos, principalmente os sadinos que não vencem desde a nona jornada.
O Sporting de Braga (6º), ainda na ressaca das ondas de choque provocadas pelas críticas à arbitragem no jogo com o FC Porto, recebe o Paços de Ferreira (12º), com a possibilidade de ascender a um dos lugares europeus.
A disposição de ambas as equipas é, no entanto, diferente, dado que os ''arsenalistas'' vem de um derrota caseira com o FC Porto (2-0) e o Paços de golear na Trofa (3-1) e de carimbar a presença nas meias-finais da Taça de Portugal, com 5-4 à Naval.
No meio da tabela, o Marítimo (7º) - vindo de um nulo com o Leixões - recebe a Naval (9º), que triunfou em Setúbal (1-0), e a Académica (11º) defronta o Estrela da Amadora (8º), num embate entre duas equipas separadas apenas por dois pontos.