O Sporting qualificou-se hoje pelo segundo ano consecutivo para a final da Taça de Liga em futebol, ao vencer nas meias-finais o FC Porto por expressivos 4-1, com um “bis” de Romagnoli e outro de Derlei.
No Estádio da Alvalade, no quarto jogo entre os dois clubes esta temporada, Romagnoli, com duas grandes penalidades, aos 36 e 48 minutos, e o suplente Derlei, aos 66 e 80, garantiram o triunfo para os “leões” e a sexta final do técnico Paulo Bento.
O FC Porto ainda esteve em vantagem, graças ao golo madrugador de Tarik Sektioui (10), mas o Sporting acabou por dar a volta ao marcador na segunda parte e “vingou-se” das derrotas sofridas esta época em Alvalade com os “dragões”, na Liga e Taça de Portugal.
Paulo Bento colocou Tiago na baliza dos “leões”, em detrimento de Rui Patrício, e alterou o quarteto defensivo, apostando em Pedro Silva a lateral direito, Tonel ao lado de Polga, e Grimi na esquerda.
No meio-campo, o técnico “leonino” surpreendeu, ao apostar em Adrien, e para o ataque optou por Vukcevic e Hélder Postiga.
Do lado do FC Porto, o argentino Mariano Gonzalez foi o único sobrevivente do último “onze” de Jesualdo Ferreira, com destaque para a estreia do médio Andrés Madrid (ex-Sporting de Braga) e para a presença de apenas um jogador português (Pedro Emanuel).
Com o Estádio José de Alvalade longe de estar cheio, o FC Porto abriu cedo o marcador, logo aos 10 minutos, através do marroquino Tarik Sektioui, que aproveitou alguma distracção da defesa “leonina” para bater Tiago, com alguma facilidade.
Em desvantagem, o Sporting “pegou” no jogo e partiu à procura do empate, e Hélder Postiga esteve perto de facturar em duas ocasiões, mas em ambas as oportunidades não conseguir alvejar com sucesso a baliza de Nuno.
Aos 19 minutos, o avançado português chegou mesmo a colocar a bola dentro da baliza dos “dragões”, mas o golo acabou por ser anulado, já que jogador do Sporting marcou com o braço esquerdo.
Numa altura que o FC Porto estava6 a ter mais posse de bola, a formação de Paulo Bento alcançou a igualdade, através de Romagnoli, que marcou com sucesso uma grande penalidade a castigar falta desnecessária de Pedro Emanuel sobre Polga, aos 36 minutos.
Perto do intervalo, o guarda-redes Nuno garantiu a igualdade para o FC Porto na primeira parte, primeiro com uma boa intervenção a remate de João Moutinho (41 minutos) e depois ao impedir que Tonel (44) marcasse de cabeça, na sequência de um canto.
No regresso dos balneários, o Sporting ganhou vantagem, logo aos 48 minutos, novamente através de nova grande penalidade convertida por Romagnoli, desta vez devido a falta de Sapunaru, uma vez mais sem qualquer sentido, sobre Hélder Postiga.
Com o tento marcado, os “leões” continuaram em “cima” do FC Porto e “facturaram” novamente, aos 66 minutos, agora pelo recém-entrado Derlei, após uma passe fantástico de calcanhar de Vukcevic.
Com a derrota quase certa, Jesualdo Ferreira apostou em dois juniores - Josué e Diogo Viana - e o Sporting ainda chegou ao quarto golo, por Derlei, que, aos 80 minutos, correspondeu com um remate acrobático a um centro na direita de Pereirinha.