O Leixões ascendeu hoje provisoriamente ao terceiro lugar da Liga portuguesa de futebol, ao acabar com uma “seca” de sete jogos sem ganhar e quatro sem marcar, com um triunfo por 2-0 na recepção ao Trofense.
No encontro que abriu a 17ª jornada, o “herói” dos locais foi o brasileiro Mariano Cícero da Silva, vulgo Chumbinho, autor dos dois golos do locais, aos 37 e 75 minutos, a par do guarda-redes Beto, que, com mais uma excelente exibição, somou o quinto jogo sem sofrer golos.
A formação de Matosinhos, que já não ganhava desde 21 de Novembro de 2008 (2-1 ao Rio Ave, em Vila do Conde, à nona ronda), passa a contar 31 pontos, os mesmos do Sporting, face ao qual tem vantagem no confronto directo, face ao triunfo em Alvalade.
Por seu lado, o Trofense, que havia ”roubado” pontos a Benfica (2-0 em casa), FC Porto (0-0 no Dragão) e Sporting (0-0 em casa, na última ronda), manteve-se com 13 pontos.
A ronda prossegue sábado, com a recepção do Estrela da Amadora ao Vitória de Setúbal, e tem as grandes emoções marcadas para domingo, dia em que o FC Porto (primeiro) recebe o Benfica (segundo) e o Sporting (agora quarto) é anfitrião do Sporting de Braga (sexto).