loading

Covid-19: Paralisada construção de fábrica de grafite no norte de Moçambique

A construção de uma fábrica de grafite no distrito de Nipepe, em Niassa, norte de Moçambique, foi interrompida devida as restrições impostos pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, disse hoje fonte da administração local.

Covid-19: Paralisada construção de fábrica de grafite no norte de Moçambique
Futebol 365

"Os trabalhadores chineses necessários para a construção não conseguem voar da China para Moçambique devido ao encerramento da maior parte das fronteiras de Moçambique, sob o atual estado de emergência", disse Sérgio Igua, administrador distrital de Nipepe, citado pela Rádio Moçambique.

No total, 55 chineses, entre engenheiros e outros profissionais, aguardam pelo fim das medidas de restrição para o viajar para o norte de Moçambique.

O custo da obra é de 50 milhões de dólares (45 milhões de euros) e está a cargo da empresa chinesa DH Mining, que acredita que existam reservas de grafite de mais de cinco milhões de toneladas em Nipepe.

O diretor da empresa, Sang Shong, disse que a extração e processamento de grafite deve começar no próximo ano e há reservas suficientes para operar por 20 anos, o que vai criar 450 empregos em Nipepe.

Segundo as últimas atualizações, Moçambique tem 227 casos de infeção pelo novo coronavírus, um morto e 71 pessoas recuperadas.

Desde que foi decretado o estado de emergência, em 01 de abril, o país vive com várias restrições: espaços de diversão e lazer encerrados, proibição de todo o tipo de eventos e de aglomerações, recomendando-se à população que fique em casa, se não tiver motivos de trabalho ou outros essenciais para tratar, além da suspensão da emissão de vistos.

O Governo deverá anunciar esta semana os próximos passos depois de decretado o estado de emergência em abril e prorrogado até 30 de maio.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 350 mil mortos e infetou mais de 5,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Cerca de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?