Campeão do Mundo pelo Brasil em 2002 e finalista do Euro2004 e semifinalista do Mundial de 2006, com Portugal, o brasileiro Luiz Felipe Scolari falhou no Chelsea a glória como treinador de um clube de topo.
Hoje oficialmente demitido do clube inglês derrotado na final da Liga dos Campeões da temporada passada, Luiz Felipe Scolari foi incapaz de adaptar-se ao vertiginoso campeonato inglês e, em apenas oito meses, foi despedido pelo ''implacável'' Roman Abramovich, o russo dono do clube que já tinha posto na rua o português José Mourinho.
Com 60 anos, o treinador brasileiro comparado em Inglaterra ao actor Gene Hackman, foi contratado com a ambição de levar para Stamford Bridge o título de campeão europeu, mas os recentes resultados no campeonato, as más exibições e uma relação nem sempre eficaz com os jogadores determinaram o despedimento.
Luiz Felipe Scolari tem no currículo a Taça Libertadores conquistada duas vezez, pelo Grémio e pelo Palmeiras, embora o seu auge como treinador tenha acontecido ao serviço de uma selecção: o ceptro de campeão do Mundo ao serviço do Brasil na Coreia e Japão, em 2002.
Contratado depois por Gilberto Madaíl para o cargo de seleccionador luso, ''Felipão'' viveu relação instável com os portugueses, mas conseguiu, pela primeira vez, uma final para a equipa das ''quinas''.
No Euro2004, Scolari ''pegou'' na base da equipa de José Mourinho no FC Porto, então campeã da Europa, e levou-a até a final da Luz, ingloriamente perdida para a Grécia.
No Mundial da Alemanha, as bandeiras voltaram a sair à rua e o treinador brasileiro esteve com um pé na final, não fosse a eficácia dos sempre temidos franceses.
O Euro2008, da Áustria e Suíça, cheirava mesmo a despedida e, depois de conseguido o apuramento para os quartos-de-final, uma nota no site do Chelsea deu a notícia esperada.
Aparentemente, Scolari tinha já avisado os jogadores e todo o corpo directivo da Federação que iria rumar ao Chelsea, mas a notícia caiu como uma bomba no seio do grupo que procurava o título europeu.
Depois desse dia, a selecção portuguesa perdeu com a Suíça e foi afastada das meias-finais pela Alemanha.
No Chelsea, Scolari preparava-se para jogar os oitavos-de-final com a Juventus, embora no campeonato a possibilidade de conquistar o título fosse cada vez mais longínqua.
Luiz Felipe Scolari é o treinador com mais jogos disputados ao serviço de Portugal (74), mais vitórias (42) e mais golos marcados (144).