O avançado argentino Lionel Messi estreou-se hoje em grande estilo sob o comando do seleccionador Diego Maradona, ao marcar na vitória por 2-0 em França, numa ronda de particulares de futebol marcada também pela derrota caseira da Alemanha.
Portugal não foi além de um triunfo tangencial na recepção à Finlândia, por 1-0, enquanto o médio inglês David Beckham igualou o recorde de 108 internacionalizações de Bobby Moore - como ''jogador de campo'' - na derrota em Espanha por 2-0.
Messi, o mais próximo do controverso astro argentino que o futebol albi-celeste conseguiu produzir, fechou a contagem aos 83 minutos, na sequência de uma ambiciosa iniciativa individual, depois de Gutierrez ter inaugurado o marcador aos 41.
Lucho González e Lisandro López, ambos do FC Porto, e Di Maria, do Benfica, integraram a lista de eleitos de Maradona, mas não foram opção para o seleccionador argentino, que conquistou a segunda vitória consecutiva, depois do ténue 1-0 sobre a Escócia.
A Alemanha foi outra potência europeia batida em casa, com a agravante de ter sucumbido perante um adversário com muito menos argumentos, a Noruega, que conseguiu segurar a magra vantagem proporcionada pelo tento de Grindheim aos 63 minutos.
No Estádio Algarve, Portugal dominou a Finlândia, mas apenas conseguiu materializar a supremacia de grande penalidade, aos 78 minutos, pelo ''incontornável'' Cristiano Ronaldo, num jogo que proporcionou a estreias de Eduardo, Orlando Sá e Rolando.
Em Espanha, o médio David Beckham foi suplente utilizado e igualou o registo de Moore, apenas superado pelo guarda-redes Peter Shilton (125 internacionalizações), mas não evitou o desaire da Inglaterra por 2-0, consumada com golos de David Villa (36 minutos) e Llorente (83).
Um tento do avançado Huntelaar aos 61 minutos foi insuficiente para a Holanda vencer na Tunísia, treinada pelo português Humberto Coelho, que obteve outro resultado surpreendente da ronda de jogos particulares graças ao remate certeiro de Saihi aos 66.
A Lituânia, orientada pelo treinador português José Couceiro, bateu por 3-1 a frágil representação de Andorra, em jogo realizado em Albufeira, onde a grande sensação do grupo 7 de apuramento para o Mundial2010 está a estagiar.
A Ucrânia, outra antiga república soviética, superiorizou-se por 1-0 na Sérvia, ao passo que a Croácia esteve a perder na Roménia, mas deu a volta ao resultado desfavorável e triunfou por 2-1.
Em África, a selecção de Moçambique impôs-se por 2-0 na recepção ao Malawi, enquanto à Costa do Marfim valeu um golo do avançado Didier Drogba aos 90 minutos para assegurar o empate 1-1 na Turquia.