A Espanha perdeu hoje todos os seus representantes na Taça UEFA de futebol, destacando-se o Valência a ser eliminado pelo Dinamo de Kiev nos 16 avos de final, e a Itália viu ficar pelo caminho AC Milan, Sampdoria e Fiorentina, apenas se salvando a Udinese.
No grupo dos 16 últimos clubes em prova está, como se esperava, o Sporting de Braga, que passou com distinção em Liège, empatado 1-1 com o Standard, depois de ter ganho por claros 3-0 em Braga, na primeira ''mão''.
O adversário dos bracarenses será o Paris Saint-Germain, a equipa onde Pauleta acabou a carreira, que venceu em Wolfsburgo (Alemanha) por 3-1, resultado que soma ao 2-0 da primeira mão.
O AC Milan, um dos ''pesos pesados'' que ainda estava em prova, parecia bem encaminhado depois de um empate 1-1 em Bremen (Alemanha) e chegou a estar em vantagem em casa por 2-0, mas inesperadamente veio a ceder um empate a 2-2 e está ''fora da corrida'', por golos fora.
Outro dos grandes ainda em prova era o Valência, também ele eliminado em casa, pelo Dinamo de Kiev e exactamente pelos mesmos números do Milan AC (2-2 depois de 1-1).
A Espanha perde também o Deportivo da Corunha, derrotado em casa pelo Aalborg por 3-1, após 3-0 na primeira ''mão''.
Em grande estão as equipas russas e ucranianas, que apuraram todos os clubes que ainda tinham em competição - respectivamente dois e três.
Os ucranianos juntam ao Dinamo de Kiev o Metalist Kharkov (que eliminou a Sampdoria) e o Shaktar Donestsk (que eliminou Tottenham), enquanto a Rússia segue em liça com o CSKA (afastou o Aston Villa) e o Zenit (afastou o Estugarda).
Ucrânia e Rússia estão assim a fazer melhor carreira que Espanha, Itália e também Inglaterra (Manchester City em frente, Tottenham e Aston Villa eliminados) e estáo em nível similar à Alemanha (passam Werder Bremen e Hamburgo, ficam Wolfsburgo e Estugarda) e França (PSG, Marselha e Saint-Etienne em frente, Bordéus eliminado).
Num quadro de oitavos-de-final muito mais diversificado que na Liga dos Campeões há ainda equipas da Turquia (Galatasaray), Holanda (Ajax) e Dinamarca (Aalborg).
Os jogos dos oitavos-de-final jogam-se a 12 de Março e 18/19 de Março, sobressaindo, além do Paris SG - Sporting de Braga, o Marselha - Ajax, o Udinese - Zenit e um jogo ''cem por cento ucraniano'', o Dinamo de Kiev - Metalist.