loading

Liga Sagres: Paços de Ferreira vence Rio Ave

Num jogo de aflitos, o Paços de Ferreira derrotou hoje no seu reduto o Rio Ave por 2-0 e deu um passo importante na luta pela permanência, em jogo da 20ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

A vitória dos ''castores'', que não merece contestação, foi construída apenas na segunda parte, o melhor período do jogo: Leandro Tatu, que se estreou a marcar, apontou o primeiro golo aos 54 minutos e Rui Miguel, aos 67 minutos, fechou a contagem.

Ferreira Rui Miguel e o guarda-redes Coelho, com duas enormes defesas, aos 58 e 62 minutos, foram os garantes deste triunfo, que coloca os pacenses, à condição, no 12º lugar, com 19 pontos, mais três do que o Rio Ave, que, no final desta ronda, poderá cair para a última posição.

Em relação à última jornada, o técnico do Paços de Ferreira repetiu a mesma equipa, situação pouco comum em Paulo Sérgio esta época, enquanto Carlos Brito, técnico do Rio Ave, trocou Edson por Gaspar, que cumpriu castigo.

As duas equipas, numa situação incómoda na classificação, iniciaram o jogo em sistemas idênticos (4-3-3), embora os vilacondenses com as linhas mais recuadas, estratégia que visava explorar em contra-ataque a velocidade dos três avançados.

Os pacenses, muito concentrados defensivamente, responderam com a abertura e/ou subida frequente dos defesas laterais, obrigando os extremos do Rio Ave (Candeias e Fábio Coentrão) a encostarem muitas vezes na sua defensiva, descompensando a equipa em termos ofensivos.

Com o decorrer dos minutos, os ''castores'', com Ferreira e Rui Miguel como principais dinamizadores dos lances de ataque, assumiram o controlo do jogo, jogaram mais vezes no meio-campo adversário, sem que isso tivesse correspondência em oportunidades de golo.

No primeiro tempo, aliás, a única situação de algum perigo junto de uma das balizas aconteceu aos 39 minutos, num cabeceamento do avançado pacense André Pinto, com a bola sair junto ao poste, após centro da esquerda de Jorginho.

O golo surgiu apenas no segundo tempo, aos 54 minutos, por Leandro Tatu, que rendeu Danielson ainda no primeiro período, que, de cabeça, se antecipou à marcação, após a cobrança de três cantos consecutivos.

Só a partir desse lance, o Rio Ave pareceu despertar e ''cresceu'' no terreno, já com Evandro e Chidi em campo, e por duas vezes, aos 58 e 62 minutos, esteve perto de marcar, em lances de bola parada, mas Coelho, com duas enormes defesas, negou a igualdade.

Em contra-ataque, o Paços de Ferreira, aos 67 minutos, ''matou'' o jogo, num golo de classe de Rui Miguel, que, com grande tranquilidade, aproveitou a saída de Paiva da baliza para fazer um ''chapéu''.

Até ao final, os vilacondenses continuaram a procurar o tento de honra, enquanto os pacenses foram gerindo o tempo e a posse de bola, chegando em contra-ataque a incomodar Paiva.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?