loading

Crónica: Gil Vicente tira barriga de misérias e encaminha despromoção do Desp. Aves

O Gil Vicente alcançou hoje a primeira vitória após a paragem da I Liga de futebol, ao impor-se na receção ao Desportivo das Aves (3-0), no jogo inaugural da 28.ª jornada, que penalizou um lanterna-vermelha sem alma.

Crónica: Gil Vicente tira barriga de misérias e encaminha despromoção do Desp. Aves

Num Estádio Cidade de Barcelos despido, os golos de Henrique Gomes (10 minutos), Rúben Ribeiro (36) e Samuel Lino (90) encerraram um ciclo de três desaires seguidos e devolveram confiança aos minhotos, que subiram ao relvado com o pior registo entre os primodivisionários depois da pausa provocada pela pandemia de covid-19.

Os ‘galos’ deram um passo importante na luta pela manutenção e mantém-se no 11.º lugar, com 33 pontos, 12 acima da zona de descida, onde estão afundados os avenses, na 18.ª e última posição, com 14 pontos, outros tantos abaixo da ‘linha de água’, e sem golos marcados desde a paragem do campeonato, à entrada para as seis rondas finais.

Com o adjunto Mário Nunes no lugar do castigado Vítor Oliveira, os ‘galos’ repetiram as escolhas da derrota frente ao Marítimo (2-1) e demoraram pouco tempo a encontrar o antídoto para transpor o bloco baixo de um oponente enclausurado no seu meio-campo defensivo, como atestou o cabeceamento torto de Rúben Ribeiro nos instantes iniciais.

A entrada personalizada do Gil Vicente rendeu frutos aos 10 minutos, através de um canto de Kraev na direita materializado pelo pé esquerdo oportuno de Henrique Gomes, após assistência de cabeça de Rodrigo, para desalento do guarda-redes Fábio Szymonek, que se recompôs na jogada seguinte e negou os festejos do isolado Lourency.

Os visitados ainda voltaram a introduzir a bola adversária aos 12 minutos, mas o videoárbitro (VAR) certificou a posição irregular de Kraev, oferecendo algum fôlego ao Aves para respirar, desenvolver o ataque face à pressão barcelense e alcançar zonas de finalização, em remates desenquadrados de Mohammadi (19 minutos) e Tshibola (22).

Sem relaxar em demasia, os minhotos amealhavam situações mal aceleravam as operações no último terço e obrigaram Fábio Szymonek a empregar-se a fundo num pontapé à meia-volta de Sandro Lima (20 minutos), além de outro remate em arco (21) e um mergulho de cabeça (29) do inconformado Rúben Ribeiro.

Uma jogada semelhante aos 36 minutos premiou a insistência do extremo, ao aproveitar a descoordenação alheia para dar continuidade ao cruzamento de Alex Pinto, castigando a postura contida dos avenses, que mostraram pouca desenvoltura atacante enquanto aguardam pela sentença da calculadora para consumarem a despromoção à II Liga.

Nuno Manta Santos orientou o 19.º jogo consecutivo com mexidas nos titulares e abdicou de um central para a etapa complementar, embora a vontade da formação do concelho de Santo Tirso tenha esbarrado numa relação confusa com a bola e em processos lentos, perdendo consistência com o avanço do relógio e o declínio físico e psicológico.

Mohammadi ainda viu um golo anulado pelo VAR (84 minutos) e abanou a trave da baliza de Denis (90+1), no ocaso de mais uma exibição descolorida do Desportivo das Aves, que sofreu a terceira derrota frente ao Gil Vicente esta temporada, culminada nos descontos com um contra-ataque concretizado por Samuel Lino, a passe de Hugo Vieira.

Programa da jornada

Domingo, 21 de Junho de 2020
Gil Vicente - Desp. Aves, 3 - 0

Segunda-feira, 22 de Junho de 2020
Portimonense - Marítimo, 3 - 2

Terça-feira, 23 de Junho de 2020
V. Setúbal - Rio Ave, 1 - 2
Benfica - Santa Clara, 3 - 4
FC Porto - Boavista, 4 - 0

Quarta-feira, 24 de Junho de 2020
Tondela - Paços Ferreira, 1 - 3
Moreirense - Famalicão, 1 - 1

Quinta-feira, 25 de Junho de 2020
Sp. Braga - V. Guimarães, 3 - 2

Sexta-feira, 26 de Junho de 2020
BSAD - Sporting, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?