loading

Crónica: FC Porto festeja liderança isolada após triunfo no dérbi da cidade

O FC Porto voltou a isolar-se na liderança do campeonato, depois de vencer, hoje, o dérbi da cidade, frente ao Boavista, por 4-0, em partida da 28.ª jornada da I liga portuguesa de futebol.

Crónica: FC Porto festeja liderança isolada após triunfo no dérbi da cidade
Futebol 365

Num jogo inédito para as duas equipas portuenses, que nunca se tinham defrontado na noite de S. João, os 'dragões' guardaram os festejos para a segunda parte do desafio, com um 'bis' de Marega (53 e 84) e duas grandes penalidades convertidas por Alex Telles (60) e Sérgio Oliveira (70).

Com este resultado, o FC Porto capitalizou da melhor forma a derrota do Benfica (4-3), horas antes, frente ao Santa Clara, isolando-se no primeiro lugar, agora com 67 pontos, mais três do que os 'encarnados', que seguem no segundo posto, quando faltam seis jornadas para o final do campeonato.

Já O Boavista, apesar do desaire e de ter interrompido uma série de dois triunfos consecutivos, mantém-se tranquilo no nono lugar, com 35 pontos, mais um do que o perseguidor Moreirense, que joga na quarta-feira com o Famalicão.

Os 'azuis e brancos', que surgiram com duas alterações no 'onze' em relação ao último jogo, na Vila das Aves, com Marega e Soares nos lugares de Zé Luís e Uribe, assumiram, desde o início, o controlo do desafio, instalando-se no meio-campo adversário e sufocando as 'panteras'.

Sérgio Oliveira e Pepe, ainda antes do quarto de hora, deixaram as primeiras ameaças ao Boavista, vincadas por Marega, aos 16 minutos, quando o maliano do FC Porto permitiu uma das defesas da noite, com os pés, ao guardião Helton Leite.

O Boavista não conseguia, nesta fase inicial, sair da sua área, mas a coesão defensiva que ia apresentando conseguia retirar espaços ao adversário, dificultando a definição final dos ?dragões'.

Os 'axadrezados' só conseguiram a primeira resposta ao domínio contrário já depois dos 30 minutos, quando Yusupha, o mais batalhador no ataque do Boavista, esboçou um par de remates, um deles a obrigar o guardião Marchesin a defesa apertada.

No regresso das cabines, o técnico Sérgio Conceição retirou da equipa portista Tomás Esteves e Luis Díaz para lançar Manafá e Uribe, numa aposta que se revelou decisiva, pois os dois estiveram na génese da jogada que, aos 52 minutos, permitiu a Marega inaugurar o marcador, após assistência final de Corona.

Desbloqueado o nulo, os 'dragões' reforçaram a confiança, perante um Boavista que se descompensou, e pouco depois cometeu um erro fatal, quando Gustavo Dulanto derrubou Marega na área.

Na marcação do castigo, Alex Telles não desperdiçou a benesse, cimentando a vantagem portista, à passagem da hora de jogo, e obrigando o Boavista a expor-se mais para tentar minimizar os 'estragos'.

No entanto, os 'axadrezados' quase não tiveram tempo para esboçar uma resposta, porque, 10 minutos depois, o defesa-central Gustavo Dulanto voltou a comprometer a equipa, desta vez cortando com a mão um cruzamento de Marega, na área, em nova falta para grande penalidade, convertida no 3-0 por Sérgio Oliveira.

Com a desvantagem mais acentuada, Daniel Ramos, técnico do Boavista, desfez a linha defensiva de cinco elementos e reforçou o ataque com mais dois elementos, mas, ao expor-se, abriu espaço para o FC Porto dar tons de goleada à vantagem, já aos 84, com Marega a 'selar' o 4-0 final.

Programa da jornada

Domingo, 21 de Junho de 2020
Gil Vicente - Desp. Aves, 3 - 0

Segunda-feira, 22 de Junho de 2020
Portimonense - Marítimo, 3 - 2

Terça-feira, 23 de Junho de 2020
V. Setúbal - Rio Ave, 1 - 2
Benfica - Santa Clara, 3 - 4
FC Porto - Boavista, 4 - 0

Quarta-feira, 24 de Junho de 2020
Tondela - Paços Ferreira, 1 - 3
Moreirense - Famalicão, 1 - 1

Quinta-feira, 25 de Junho de 2020
Sp. Braga - V. Guimarães, 3 - 2

Sexta-feira, 26 de Junho de 2020
BSAD - Sporting, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?