O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, rejeitou hoje a hipótese de fazer descansar alguns jogadores na partida com o Leixões, da 21ª jornada da Liga portuguesa de futebol, que considerou de “risco máximo”.
“O Leixões perdeu uma vez no Estádio do Mar, na primeira jornada (1-3 com o Nacional). Foi e é a equipa sensação da liga. Vai ser um jogo que não foge ao quadro recente de jogos. Entendemos ser um encontro de risco máximo”, afirmou.
Jesualdo Ferreira realçou a importância de uma vitória para manter a liderança da Liga - o FC Porto, com 42 pontos, tem dois de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica - e recusou falar da partida com o Atlético de Madrid, quarta-feira, a contar para a segunda “mão” dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
“Temos de jogar nos limites, à procura dos três pontos, e não é com essas atitudes que o vamos conseguir”, acentuou.
Ao invés, o técnico elogiou o adversário de sábado, que bateu o FC Porto na primeira volta (3-2), no Estádio do Dragão, classificando-o como uma equipa com uma “dinâmica de trabalho colectivo muito forte”.
“O Leixões tem a mesma matriz táctica desde o início do campeonato. Tem alguns jogadores mais desgastados, mas isso acontece com todas as equipas”, disse o treinador, que inclui os matosinhenses - no quarto lugar, com 35 pontos - no lote de candidatos ao título.
O técnico revelou que Cissokho e Lucho Gonzaléz estarão disponíveis para o encontro com o Leixões, mas observou que ainda há “muito tempo” para recuperar alguns dos lesionados.
No treino de hoje, Benitez e Fucile cumpriram trabalho de ginásio e Sapunuru e Guarín fizeram treino integrado, pelo que Jesualdo Ferreira não deu as suas ausências como certas.
Pressionado pelos jornalistas para revelar se já tinha sido abordado para renovar o seu contrato, que termina no final da corrente época, Jesualdo Ferreira não abriu o jogo, dizendo apenas que o tema não preocupa “minimamente”.
“Neste momento, o mais importante é que vou cumprir três anos no FC Porto, o que é uma coisa fantástica, e com bons resultados. A minha preocupação e só uma: chegar até ao fim e conseguir os objectivos”, declarou.
Jesualdo Ferreira confirmou, porém, que as anunciadas contratações de Miguel Lopes, do Rio Ave, e Varela, do Estrela da Amadora, passaram por “conversas” suas com responsáveis do clube.
O técnico comentou ainda as dificuldades que o FC Porto tem tido nos jogos em casa, considerando que os “dragões” tem mais dificuldades em jogar contra equipas que “não dividem o jogo”.
“Sabemos que temos de ter processos de posicionamento diferentes, mais posse de bola, e temos de ser capazes de ter mudanças de ritmo e de posicionamento em jogo. Mas tudo isso demora tempo”, esclareceu.
O encontro entre o Leixões e o FC Porto, da 21ª jornada da Liga portuguesa de futebol, realiza-se sábado, no Estádio do Mar, em Matosinhos, a partir das 21:00, com arbitragem de Rui Costa (Porto).