loading

Próxima época sem clássicos nas primeiras quatro jornadas

A reunião de direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu hoje, que a próxima época dos campeonatos profissionais de futebol vai iniciar-se mais cedo, assim como não vão poder ser disputados clássicos nas quatro primeiras jornadas ou em rondas seguidas.

Próxima época sem clássicos nas primeiras quatro jornadas
Futebol 365

Tiago Craveiro, Secretário Geral da LPFP, anunciou condicionantes na elaboração da calendarização dos campeonatos que apelidou de difícil em virtude do próximo Campeonato do Mundo de Futebol. ''A próxima época foi difícil de calendarizar devido ao Campeonato do Mundo de Futebol, pois a FIFA impõe que as competições terminem a 16 de Maio'', referiu.

Assim, nesse dia será realizada a final da Taça de Portugal e a única excepção será a disputa da final da Liga dos Campeões que se realizará num sábado, dia 22 de Maio de 2010.

''Os clubes vão fazer o sacrifício de antecipar o início do campeonato para assim podermos cumprir com as determinações da FIFA'', referiu Tiago Craveiro.

Desta forma, as provas oficiais arrancam no início de Agosto, com a primeira eliminatória da Taça da Liga a realiza-se a 1 e 2 desse mês, enquanto, o inicio do campeonato está agendado para o dia 15 e 16 de Agosto e o seu fim para 8 e 9 de Maio.

As maiores novidades da prova prendem-se com o facto de, nas quatro primeiras jornadas, FC Porto, Benfica e Sporting não poderem encontra-se, assim como não ser possível haver clássicos em jornadas seguidas, facto que também é válido para os clubes da Madeira (Marítimo e Nacional) e do Minho (Braga e Vitória de Guimarães).

Neste condicionamento de calendarização também está prevista a decisão de Benfica e Sporting jogarem em casa em jornadas desencontradas. ''Não é benéfico para o futebol a cidade de Lisboa não ter futebol todas as semanas'', explicou o secretário-geral da Liga.

A mesma regra aplica-se ao Nacional e ao Marítimo, ao Braga e ao Guimarães, assim como, ao FC Porto e ao Leixões.

''Este campeonato terá menos interrupções e não há nenhum mês, excepção feita a Maio, com menos de três jornadas realizadas para o campeonato'', congratulou-se Tiago Craveiro.

As últimas seis jornadas serão disputadas sem qualquer interrupção e a 13 de Setembro só se joga a Liga Sagres, já que a Liga Vitalis pára. A partir dessa altura os dois campeonatos andarão desencontrados e só a 15 de Novembro estarão de novo a par um do outro. Em toda a época só haverá um fim-de-semana sem futebol, com a habitual paragem para as festas de Natal.

Esta proposta foi elaborada por nove clubes: FC Porto, Benfica, Sporting, Braga, Vitória de Guimarães, Leixões, Marítimo, Gil Vicente e Gondomar, tendo sido aceite pela direcção da Liga.

Presentes na reunião estiveram os representantes do Boavista, Marítimo, Beira-Mar, Sporting, União de Leiria, Leixões, Rio Ave e Vitória de Guimarães. O Vitória de Setúbal não compareceu. Paços de Ferreira e Trofense foram os clubes suplentes.

Nesta reunião foi decidido ainda que na próxima jornada será prestado um minuto de silêncio em memória de Adriano Afonso, bem como, Rogério de Brito (Sporting) ficará responsável pela revisão estatutária com vista a adaptar o novo regime jurídico.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?