O Paços de Ferreira deu hoje um passo seguro rumo à manutenção na Liga portuguesa de futebol, ao impor a maior derrota na prova ao Leixões, por 4-0, no jogo de abertura da 22ª jornada.
A equipa anfitriã materializou o triunfo com golos de André Pinto (45 minutos), Ricardo (69), Pedrinha (74, de grande penalidade) e Carlos Carneiro (89) e, apesar de manter o 12º lugar, afasta-se da zona de despromoção à Liga de Honra.
O Leixões, que não ganha há quatro jogos e perdeu os três últimos, com o Benfica (2-1), FC Porto (4-1) e Paços de Ferreira, conservou o sexto lugar, mas pode ser ultrapassado pelo Marítimo, que defronta segunda-feira o Nacional.
Sábado, o Benfica recebe o Vitória de Guimarães na expectativa de desalojar o FC Porto da liderança da prova, enquanto uma equipa do Sporting ''sobre brasas'' defronta o Rio Ave, penúltimo posicionado.
Segundo classificado, a dois pontos do FC Porto, o Benfica pode ultrapassar provisoriamente o tricampeão nacional, apesar de estar impossibilitado de utilizar Suazo, Rúben Amorim e Carlos Martins, todos lesionados.
O ''aflito'' Rio Ave parece ser o adversário ideal para o Sporting apagar a má imagem deixada pela eliminação na Liga dos Campeões, com duas goleadas sofridas ante o Bayern de Munique (5-0, em Lisboa e 7-1, na Alemanha).
A equipa ''leonina'', que ocupa o terceiro lugar, a quatro pontos do FC Porto, volta a contar com Rochemback e Liedson, mas o treinador Paulo Bento deixou de fora o médio Miguel Veloso, que tem manifestado insatisfação por permanecer em Alvalade.
O FC Porto apenas entra em acção no domingo, quando receber a Naval 1º de Maio, já conhecedor dos resultados obtidos pelos dois adversários na luta pelo título, quatro dias após ter-se apurado para os quartos-de-final da Liga dos Campeões.