loading

Liga Sagres: Sporting ultrapassa Benfica e coloca FC Porto sob pressão

O Sporting reagiu hoje bem à copiosa derrota europeia (7-1) sofrida frente ao Bayern de Munique, ao impor-se com segurança ao Rio Ave, por 2-0, em jogo da 22ª jornada portuguesa de futebol.

Liga Sagres: Sporting ultrapassa Benfica e coloca FC Porto sob pressão

Os golos de João Moutinho (22 minutos) e Rochemback (45+1) permitiram ao Sporting ultrapassar o Benfica no segundo lugar do campeonato, beneficiando da derrota (1-0) sofrida horas antes pelo rival lisboeta na recepção ao Vitória de Guimarães.

O Sporting ficou agora a apenas um ponto do líder FC Porto, que recebe domingo a Naval 1º de Maio, e soma mais um que o Benfica, apagando a má imagem deixada no encontro com os alemães, da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

O aflito Rio Ave, 15º classificado, acabou por ser o adversário ideal para o Sporting “curar” algumas feridas, sobretudo, depois da expulsão de Bruno Mendes, aos 45 minutos.

Apesar de se ter verificado a pior assistência da temporada em jogos da Liga portuguesa em Alvalade, os “leões” não se podem queixar da falta de apoio dos adeptos, após o desastre de Munique.

O momento conturbado que vive o Sporting levou a que alguns adeptos, fora da zona onde estava instalada a claque ''Juve Leo'', tenham exibido cartazes onde se lia ''vassourada'' e ''vergonha'', removidos pela intervenção da polícia, o que provocou alguns desacatos entre os apoiantes ''leoninos''.

Em relação ao jogo de Munique, o treinador do Sporting, Paulo Bento, fez quatro alterações, fazendo regressar ao “onze” Carriço, Caneira, Rochemback e Liedson, para os lugares de Tonel, Miguel Veloso, que nem foi convocado, Adrien e Yannick.

O Sporting entrou no jogo impondo um ritmo intenso, embora nem sempre com o devido discernimento, frente a um Rio Ave “atrevido”, apostado em aproveitar a intranquilidade “leonina”.

Não foi por isso de estranhar que os primeiros momentos do encontro tenham sido jogados a meio-campo, tendo o golo inaugural surgido na primeira oportunidade, aos 22 minutos.

Quatro minutos depois de ter reclamado uma grande penalidade, por mão de Bruno Mendes, o Sporting adiantou-se no marcador, num excelente remate de pé esquerdo João Moutinho, à entrada da área, que não deu hipótese de defesa a Paiva.

Os “leões” soltaram-se um pouco com o golo e por duas vezes viram o guardião vilacondense negar o segundo tento, primeiro a Izmailov (25 minutos) e depois a Vukcevic (34).

Apesar de o Rio Ave ter três jogadores mais adiantados, apenas o internacional sub-21 português Yazalde parecia capaz de criar algum perigo, como, aos 44 minutos, num lance em que tirou Caneira do caminho, mas o cruzamento encontrou Chidi um pouco atrasado.

Em cima do intervalo, o Sporting praticamente sentenciou o encontro, com o segundo golo, apontado por Rochemback, na marcação de um livre directo, num lance em que Bruno Mendes viu o segundo amarelo, deixando o Rio Ave a jogar com menos um.

O Sporting voltou a entrar melhor no segundo período e teve, aos 54 minutos, uma excelente oportunidade, mas Derlei, após passe de Liedson, demorou muito a decidir-se, acabando por falhar o remate.

Dez minutos depois, o Rio Ave criou a sua primeira oportunidade, com Gaspar a cabecear por cima, na sequência de um livre.

Num final de jogo arrastado, o Sporting criou o último lance de perigo aos 73 minutos, num livre de João Moutinho, que atirou a bola ligeiramente por cima.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?