Os Grandes Prémios de Mugello (Itália) e de Sochi (Rússia) foram hoje confirmados no calendário mundial de Fórmula 1 pela Liberty Media, responsável pelo campeonato do mundo, sendo a nona e décima provas da temporada.
O circuito de Mugello, propriedade da Ferrari, acolherá o GP 1000 Ferrari, que assinala a milésima corrida da equipa italiana no Mundial, no dia 13 de setembro.
Duas semanas mais tarde, em 27 de setembro, será a vez de Sochi acolher o GP da Rússia, tal como inicialmente previsto.
Desta forma, Portimão continua na calha para receber uma prova de Fórmula 1 24 anos depois de o Estoril ter sido palco do último GP de Portugal.
No entanto, a data inicialmente apontada - 04 de outubro - já não deverá ser utilizada por motivos logísticos.
O norte-americano Chase Carey, patrão da Liberty Media, já tinha anunciado que ainda estava a ser estudada a possibilidade de o campeonato poder ir ao continente americano (GP do Brasil, México, EUA e Canadá ainda não foram cancelados).
Com a pandemia de covid-19 a alastrar naquela região do planeta, começa a ser cada vez mais provável o adiamento dessa ronda americana, libertando datas no final de outubro para a realização do GP de Portugal.
O início da competição estava previsto para 15 de março, na Austrália, mas a prova foi cancelada devido à pandemia de covid-19.
Ao todo, já foram canceladas ou adiadas 13 das 22 corridas da temporada, mas os responsáveis do campeonato esperam ter um calendário com 15 a 18 corridas até ao fim deste ano.
A sucessão de cancelamentos abriu a porta à utilização de novos circuitos na segunda metade da temporada do Mundial de Fórmula 1, como o circuito de Mugello ou o Autódromo Internacional do Algarve.
Calendário da Fórmula 1:
03 a 05 julho - Grande Prémio da Áustria - Spielberg
10 a 12 julho - Grande Prémio Steiermark - Spielberg
17 a 19 julho - Grande Prémio da Húngria - Budapest
31 julho a 02 agosto - Grande Prémio de Inglaterra - Silverstone
07 a 09 agosto - Grande Prémio 70 Anos de F1 - Silverstone
14 a 16 de agosto - Grande Prémio de Espanha - Barcelona
28 a 30 de agosto - Grande Prémio da Bélgica - Spa-Francorchamps
04 a 06 setembro - Grande Prémio de Itália - Monza
11 a 13 de setembro - GP Ferrari 1000 - Mugello
25 a 27 de setembro - GP da Rússia - Sochi