loading

Liga Sagres: FC Porto vence Naval e fica mais perto do «tetra»

O tricampeão nacional FC Porto consolidou hoje a liderança da Liga portuguesa de futebol, ao vencer a Naval 1º de Maio por 2-0, no Estádio do Dragão, com golos argentinos de Mariano e Lucho.

Liga Sagres: FC Porto vence Naval e fica mais perto do «tetra»

Os “dragões”, que capitalizaram o desaire caseiro do Benfica na 22ª jornada, na recepção ao Vitória de Guimarães (1-0), detêm agora quatro pontos de vantagem sobre o Sporting e cinco sobre os “encarnados”.

Os portistas dominaram por completo o encontro e o resultado final só não foi mais desnivelado pelo parcial desacerto da linha avançada dos “dragões”, que desperdiçaram a oportunidade de golear a Naval.

O FC Porto, com Andrés Madrid e Mariano nos lugares dos castigados Fernando e Hulk, entrou no jogo determinado a vingar a derrota sofrida na primeira volta (1-0) e cedo construiu uma avalancha de oportunidades de golo.

Rodriguez, aos três minutos, após passe de Cissokho, deu início a um verdadeiro festival de oportunidades perdidas para os “dragões”, quer por falta de pontaria, quer pela oposição dos defesas e guarda-redes da Naval.

Paulão, aos 10 minutos, salvou um golo praticamente em cima da linha da baliza, numa jogada em que o guarda-redes francês Peiser se embrulhou com Lisandro, e em que os adeptos portistas reclamaram por grande penalidade.

Aos 19 minutos, por duas vezes, foi Mariano que não conseguiu ultrapassar Peiser e Paulão para chegar ao golo e, aos 24, com um remate potente, foi Raul Meireles que falhou por pouco a baliza da Naval.

A formação da Figueira da Foz só em lances fortuitos, quase sempre em consequência de erros do FC Porto, conseguia criar situações de relativo perigo para a baliza de Helton, que foi praticamente um espectador.

O FC Porto chegou à merecida vantagem com um golo de Mariano aos 30 minutos, com um remate rasteiro, na direita, a “fugir” do guarda-redes Peiser, que ainda tocou na bola para o poste mais distante.

A jogar mais solto após o golo, o FC Porto voltou a ter uma oportunidade flagrante de aumentar a vantagem por Lucho, mas o excelente remate do argentino proporcionou a Peiser uma extraordinária defesa.

Antes do intervalo, o FC Porto dispôs de mais três situações de muito perigo junto à baliza da Naval, primeiro por Sapunaru e Lisandro, aos 37 minutos, e depois com uma perdida incrível de Lucho, aos 44.

O FC Porto manteve a mesma toada ofensiva na segunda parte e ameaçou o golo por Raul Meireles, aos 55 minutos, com um remate que errou por pouco a baliza da Naval, e por Lisandro, aos 56, com um cabeçeamento detido por Peiser.

A Naval, aos 59 minutos, na sequência de um pontapé de canto, levou o perigo a rondar a baliza de Helton, através de um cabeceamento de Paulão, que saltou mais alto do que todos na área dos “dragões”.

Sentindo o perigo, o FC Porto voltou a apontar as baterias para a baliza da Naval e, depois de nova tentativa gorada de Lisandro, aos 61 minutos, chegou ao segundo golo num toque subtil de Lucho, aos 69, a desviar a bola do guarda-redes Peiser.

Até ao final do encontro, e já com Jesualdo Ferreira a promover o descanso de algumas peças, o FC Porto dispôs ainda de várias oportunidades para elevar a vantagem, desperdiçadas por Lisandro -que viu um cartão amarelo e vai falhar o próximo jogo -, Rodriguez e Tarik.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?