loading

I Liga: Sérgio Conceição ameaçou sair, mas acabou bicampeão pelo FC Porto

Sérgio Conceição sagrou-se pela segunda vez campeão português de futebol como treinador do FC Porto, numa temporada em que chegou a pôr o lugar à disposição, após a derrota na final da Taça da Liga.

I Liga: Sérgio Conceição ameaçou sair, mas acabou bicampeão pelo FC Porto
Futebol 365

No final de janeiro, depois de perder frente ao Sporting de Braga uma competição que jamais venceu, Sérgio Conceição colocou o lugar à disposição, dizendo que havia falta de união dentro do clube, mas, mesmo a sete pontos do Benfica, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, segurou o treinador.

Após ter perdido o campeonato de 2018/19 para o Benfica, quando também teve sete pontos de vantagem, Sérgio Conceição conseguiu a sua 'vingança', aproveitando uma das piores séries de resultados da história dos 'encarnados', que acabou por levar à queda de Bruno Lage.

Ao contrário de anos anteriores, o FC Porto atacou mais o mercado, depois de perder alguns dos jogadores fundamentais da temporada anterior, como Casillas, que sofreu um enfarte e acabou a carreira, Felipe, Éder Militão, Brahimi e Herrera.

Dos reforços, o guarda-redes Marchesín, o defesa Marcano, de regresso, e o avançado Luis Díaz afirmaram-se como habituais titulares, ao contrário de Uribe e Zé Luís, muito inconstantes, e de Nakajima, a aquisição mais cara, mas que nunca se impôs e não voltou à equipa após a paragem devido à covid-19.

‘Roubado’ aos franceses do Nantes no início da temporada 2017/18, o antigo futebolista dos ‘dragões’ prometeu títulos na apresentação e cumpriu, dando ao FC Porto o primeiro campeonato em cinco temporadas e negando o ‘penta’ ao Benfica.

A segunda temporada começou com a conquista da Supertaça, frente ao Desportivo das Aves, naquele que tinha sido o último título dos ‘dragões’.

A primeira metade da temporada até foi bastante positiva, com uma excelente prestação na fase de grupos da Liga dos Campeões, que terminou com apenas um empate, e com uma caminhada segura no campeonato, em que chegou a ter sete pontos de avanço para o Benfica, que acabou por perder.

O arranque da temporada 2019/20 foi de autêntico pesadelo, com a eliminação na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Krasnodar, com uma derrota em casa, por 3-2, depois de ter vencido na Rússia, por 1-0, na primeira mão.

A entrada no campeonato foi igualmente para esquecer, com uma derrota por 2-1 em casa do Gil Vicente, que regressava à I Liga com uma equipa praticamente nova.

Apesar de ter vencido na Luz e em Alvalade, o FC Porto chegou ao fim da primeira volta a sete pontos do Benfica e Sérgio Conceição acabou por colocar o lugar à disposição, após duas derrotas com o Sporting de Braga – para o campeonato e para a Taça da Liga -, intercaladas por um triunfo sofrido sobre o Vitória de Guimarães, nas ‘meias’ da Taça da Liga.

O ponto de viragem acabou por ser um triunfo em casa sobre o Benfica (3-2), que acabou por afetar os 'encarnados', que só conseguiram três triunfos em 13 encontros da I Liga desde a partida do Dragão.

Na Liga Europa, e após uma fase de grupos intermitente, o FC Porto acabou por ser eliminado nos 16 avos de final pelo Bayer Leverkusen.

Sérgio Conceição vai ainda disputar mais uma final, a da Taça de Portugal, em 01 de agosto, em Coimbra, frente ao Benfica, procurando a primeira vitória numa taça.

O ex-futebolista perdeu duas finais da Taça de Portugal, ambas para o Sporting e no desempate por grandes penalidades, em 2015 pelo Sporting de Braga e no último ano já pelo FC Porto, registando ainda dois desaires no encontro decisivo da Taça da Liga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?