loading

I Liga (balanço): Belenenses SAD consumou manutenção com três treinadores

O Belenenses SAD conseguiu a manutenção na I Liga portuguesa de futebol, objetivo delineado desde o início, mas só consumado perto do fim, após uma época algo conturbada, com três treinadores.

I Liga (balanço): Belenenses SAD consumou manutenção com três treinadores

Silas transitou do ano anterior para comandar os lisboetas, mas por pouco tempo, pois saiu ao fim de quatro jornadas, sem vitórias e golos marcados, e longe do nível exibido na temporada 2018/19, concluída num tranquilo nono lugar.

Para o lugar de Silas, que viria a ingressar no Sporting, ‘saltou’ Pedro Ribeiro, então técnico da equipa sub-23: estreou-se com a primeira vitória da época (3-1 ao Marítimo), mas não conseguiu dar seguimento a esse resultado.

Os ‘desempregados’ Silvestre Varela e Marco Matias chegaram em outubro e aumentaram a experiência do plantel, assente em jogadores como Nuno Coelho, André Santos ou Licá (melhor marcador da equipa, com sete golos), equilibrada com uma forte aposta na juventude, com Nilton Varela a ser o maior exemplo.

Apesar das vitórias caseiras com Desportivo das Aves e Paços de Ferreira, bem como um empate na receção ao FC Porto, nunca houve consistência nos ‘azuis’, que sofreram derrotas pesadas em Guimarães (0-5) e na receção ao Sporting de Braga (1-7).

A seguir ao duelo com os ‘dragões’, a equipa averbou quatro derrotas consecutivas, o que levou à saída de Pedro Ribeiro e ao pedido de ‘socorro’ da administração a Petit, que enfrentou três desaires nos primeiros quatro jogos.

O Belenenses SAD acabou, porém, por entrar ‘nos eixos’ e resistiu seis jogos seguidos sem perder, divididos pela pandemia de covid-19, que ‘parou’ a competição na altura de maior fulgor dos ‘azuis’, mesmo com um boletim clínico muito preenchido.

Os lisboetas cumpriam a segunda temporada no Estádio Nacional, em Oeiras, ‘casa emprestada’ após o litígio entre clube e SAD, mas o surto do novo coronavírus ‘obrigou’ os lisboetas a retomar a prova enquanto visitados na ‘vizinha’ Cidade do Futebol.

A 10 pontos dos lugares de despromoção, um triunfo a abrir parecia indicar estabilidade, mas uma sequência de sete jogos seguidos sem vencer, incluindo um 0-5 no Dragão, aliada à recuperação do Portimonense, ‘atirou’ a equipa para a zona ‘perigosa’.

O objetivo acabou por ser cumprido na 33.ª e penúltima ronda, graças a um triunfo por 1-0 perante o Gil Vicente, com o Belenenses SAD a acabar no 15.º posto, com a segunda pior defesa da prova (54 golos sofridos).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?