A Itália foi um dos poucos ''gigantes'' europeus a tropeçar na ronda de hoje de apuramento para o mundial de futebol de 2010, ao empatar (1-1) com a República da Irlanda, dia marcado pela goleada sofrida pela Argentina.
Diante uma equipa orientada pelo experiente técnico italiano Giovanni Trapattoni, a Itália cedo viu-se em desvantagem numérica, com a expulsão de Pazzini, aos quatro minutos, mas Iaquinta, aos 10, adiantou os transalpinos, que tentaram segurar a magra vantagem até final, mas Robbie Keane, aos 87, ''arrancou'' o empate.
Escandalosa foi a goleada (6-1) sofrida pela Argentina de Diego Armando Maradona, Lucho Gonzalez e di Maria.
Ns Bolívia, em encontro da fase de apuramento sul-americana, os argentinos ainda reagiram a um primeiro golo boliviano, igualando a contenda através do portista Lucho Gonzalez, que beneficiou ainda de um ''frango'' do guarda-redes contrário.
Depois do tento do empate, os argentinos ''desapareceram'' de campo e a Bolívia escreveu uma das páginas mais douradas do seu historial, ao golear uma selecção que já foi duas vezes campeã mundial.
Além da goleada, num jogo em que Botero esteve em evidência, ao anotar um ''hat-trick'', realce pela negativa para a expulsão, aos 67 minutos, do benfiquista Di Maria, que desperdiçou assim uma oportunidade dada pelo seu técnico.
Na Europa, o dia ficou ainda marcado pelas vitórias de Dinamarca e Hungria nos respectivos encontros caseiros para o Grupo 1, equipas que alargaram para sete pontos a sua vantagem sobre a selecção portuguesa e colocaram ainda mais pressão no conjunto orientado por Carlos Queiroz, obrigado a vencer os cinco encontros que restam.
Os restantes ''grandes'' europeus, nomeadamente a França, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Holanda, impuseram-se nos seus compromissos com maior ou menos dificuldade, mantendo-se claramente na corrida ao mundial.
Mais difícil ficou a situação da Lituânia do treinador português José Couceiro, que voltou a perder com a França, desta feita no reduto dos gauleses por 1-0. O tento francês foi anotado a apenas 15 minutos do termo do encontro, por intermédio de Ribery.
Com a vitória, a França ascendeu ao segundo posto do Grupo 7 com 10 pontos, mais um que a Lituânia, que caiu para o terceiro lugar, enquanto a Sérvia, que descansou nesta ronda, lidera com 12 pontos.
A ronda mundial colocou ainda outro treinador português em acção, José Peseiro, que relançou a Arábia Saudita na corrida ao mundial, ao receber e vencer os emirados Árabes Unidos por 3-2.
A equipa saudita, que vem de uma vitória no difícil reduto do Irão por 2-1, voltou a triunfar hoje e igualou a Coreia do Norte, que perdeu no reduto da Coreia do Sul, no segundo posto do grupo, liderado pelos sul-coreanos.
Os dois primeiros de cada um dos dois grupos apuram-se para o mundial, enquanto os terceiros disputam uma eliminatória para o vencedor ir defrontar depois a Nova Zelândia.