Cabo Verde registou 45 novos casos do novo coronavírus, nas ilhas de Santiago e do Sal, aumentando para 2.734 o total acumulado de infeções no país, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano adiantou que os laboratórios de virologia do país analisaram 336 amostras nas últimas 24 horas, das quais 45 deram resultado positivo.
A maioria dos casos positivos foram registados na ilha de Santiago (37), distribuídos pelos concelhos da Praia (24), Ribeira Grande (4), São Salvador do Mundo (3), São Miguel e Santa Cruz (2 cada) e São Domingos e Santa Catarina (1 cada).
Os outros oito casos foram diagnosticados da ilha do Sal, a outra das três ilhas – tal como São Nicolau - com casos ativos da doença no arquipélago.
O Ministério da Saúde e da Segurança Social informou ainda que o país registou mais 45 doentes recuperados, perfazendo um total de 2.010 pessoas com alta hospitalar.
Já os doentes ativos são 695, com o país a continuar a registar 27 óbitos, dois doentes transferidos, de um total acumulado de 2.734 casos positivos acumulados de covid-19 desde 19 de março.
Em África, há 21.050 mortos confirmados em mais de 976 mil infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 708 mil mortos e infetou mais de 18,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.