O Queens Park Rangers anunciou hoje o despedimento de Paulo Sousa como técnico do clube, acusando o português de “divulgar informação altamente confidencial e sensível”.
Um porta-voz do clube tinha desmentido à Agência Lusa durante a tarde esta informação, avançada pelo site do diário Daily Mail.
Num comunicado emitido posteriormente na página de Internet, o clube londrino diz que “teve de terminar hoje (quinta-feira) o emprego de Paulo de Sousa com o clube com efeito imediato”.
“Chegou à atenção do clube que o Sr. Sousa tinha, sem autoridade, divulgado informação altamente confidencial e sensível”, justifica.
O clube procurou então “conselho legal” para proteger os seus interesses, acrescenta o comunicado.
Gareth Wainsworth substituirá temporariamente Paulo Sousa até ao final da época.
A saída de Paulo Sousa já era assunto da imprensa britânica há alguns dias, dando conta de reuniões entre a direcção para discutir o futuro da equipa técnica.
O treinador adjunto Bruno Oliveira, que tinha acompanhado Paulo Sousa na entrada em Novembro de 2008, foi despedido segunda-feira sem explicações.
Recentemente, Sousa não escondeu o desagrado com o empréstimo do avançado Dexter Blackstock ao Nottingham Forest, decidido pela administração.
Paulo Sousa estreou-se com uma vitória a 24 de Novembro, mas nunca conseguiu passar do meio da tabela e continua fora dos lugares de promoção ao primeiro escalão.
Em 26 jogos conseguiu apenas sete vitórias, faltando apenas cinco jogos para o final da época.
Actualmente, o QPR ocupa o 10º lugar da League Championship, equivalente à segunda divisão do campeonato inglês, a 20 pontos do primeiro classificado, o Wolverhampton.
Para o seu lugar, que foi antes ocupado por Luigi de Canio e Iain Dowie, fala-se de Paul Ince, ex-jogador do Manchester United e afastado do comando técnico do Blackburn Rovers em Dezembro passado.
O clube é propriedade de Flavio Briatore e Bernie Ecclestone, os conhecidos empresários da Fórmula 1, desde Setembro de 2007 e o objectivo foi sempre a subida ao escalão principal do futebol inglês.
A Agência Lusa tentou, sem sucesso, contactar o treinador português.